VÁRIOS
O Vaticano "deseja que a Turquia possa aderir à União Europeia", garantiu ontem o chefe do Governo de Ancara, Recep Erdogan, no final de um encontro com o Papa Bento XVI, à chegada deste à capital turca para uma visita de quatro dias.
DN de 29-11-2006
Então em que ficamos? O cardeal Ratzinger não se tinha já manifestado, por mais de uma vez, convicto opositor à adesão da Turquia? Razão tiveram os que, na Europa, não foram na conversa, do Papa e dos católicos mais retrógrados, de que Constituição Europeia devia fazer referência à sua matriz cristã. Como a política do Vaticano navega, como qualquer outra, ao sabor das marés!
Sousa Tavares, ontem na TVI considerou esta atabalhoada declaração do Papa, mal pôs os pés em solo turco, como uma compra, uma espécie de barganha, da simpatia dos muçulmanos em geral e do governo turco em particular
E não foi?
__________________________________________
Bush destaca apoio militar de Portugal no Afeganistão
na Imprensa de hoje
Esse apreço por parte de Bush deriva do facto, salientado aliás pelo nosso Ministro da Defesa, de o destacamento português não ter limitações na sua colocação no terreno, mesmo em zonas mais perigosas (ao contrario de outros países que entendem dever retirar para zonas mais calmas) lhe conferir "maior valor operacional"
Pois é. Isso é o que pensa o senhor Bush e o Governo Português. E os soldados que por lá andam ? Não gostariam de estar sediados em zona menos perigosa para as suas vidas? Este comportamento do nosso Governo faz-me lembrar uma anedota que corria no tempo da Guerra da Coreia , na qual milhares de chineses morriam na frente de batalha que opunha a Coreia do Norte à do Sul apoiada pelo exército americano. Dizia-se então que “a União Soviética estava disposta a apoiar a causa da Coreia do norte até à morte do ultimo soldado…chinês”
Portugal recebeu 91 escalas de voos da CIA
A comissão temporária do Parlamento Europeu sobre a CIA está preocupada com 91 escalas de aviões da agência dos EUA feitas em aeroportos de Portugal e encoraja as autoridades do país a investigar de forma mais aprofundada algumas delas.
DN de 29-11-2006
E no entanto o nosso Governo não sabia de nada ou não dispunha de elementos que confirmassem tais voos. Seria por serem tão poucochinhas? Sempre a servil submissão aos interesses dos americanos!
Repúblicas laicas
A propósito da vista do papa à Turquia dizia há dias o pivot da RTP José Alberto de Carvalho que a Turquia é a única república muçulmana laica. Não é verdade. As mentiras repetidas acabam por se tornar verdades na cabeça de quem as diz, mas verdade verdadeira é que o Iraque de Saddam era também uma república muçulmana laica. Ditatorial é certo, mas laica. O que os americanos fizeram foi acabar com essa república laica e transformar o Iraque num Estado confessional, entregue aos xiitas – os mais extremistas dos muçulmanos, os mesmos, aliás que eles combatem no Irão. Isto é que é uma lógica!
_____________________________________