ENQUANTO E NAO

sábado, novembro 25, 2006

CARTA ABERTA

Sugeriu-me a autora desta carta aberta que a divulgasse neste blogue e assim faço, com a minha inteira solidariedade:

Carta aberta aos editores/publicadores do blogue «Causa Nossa» Ana Gomes (AG), Jorge Wemans (JW), Luís Filipe Borges (LFB), Luís Nazaré (LN), Luís Osório (LO), Maria Manuel Leitão Marques (MMLM), Vicente Jorge Silva (VJS) e Vital Moreira (VM)

Como será fácil de depreender sou jornalista. E, com 20 anos de profissão acumulei já alguma experiência e uma enorme capacidade de digerir o que, à partida, parece ou é indigesto.
Sei também que a opinião individual é isso mesmo individual... todavia não posso deixar de enviar-vos umas palavras sobre a entrada de 22 de Novembro de 2006, subscrita pelo Professor Doutor Vital Martins Moreira um dos editores/publicadores do blogue «Causa Nossa».

O post - como é usual chamar-se a estas coisas no universo da blogoesfera - tem por título «Privilégios jornalísticos» e nele lê-se o seguinte: «Confesso que admiti ingenuamente que os jornalistas não iriam protestar contra o fim do seu regime especial de medicina convencionada, à margem do SNS, pago pelo Estado - tal é a sua insustentabilidade.

Pois enganei-me redondamente. Ainda por cima, o protesto não poderia ser mais corporativista na defesa de uma manifesta situação de privilégio profissional, que nada justifica.

Decididamente, para os beneficiários todos os privilégios são direitos».

Perante tal opinião várias alegações me passaram pela cabeça, mas, por causa da tal experiência acumulada, optei por considerar que o Professor Doutor Vital Martins Moreira desconhecia ou tinha falta de informação sobre a matéria em questão.

Assim, sem me alargar muito apenas recordo que, criada em 1943, a Caixa dos Jornalistas tem acompanhado as diversas visões políticas dos governos e que, actualmente, apresenta duas vertentes, uma de Segurança Social, que assegura os pagamentos de prestações como o subsídio de desemprego, de maternidade e de doença, e outra de Saúde, que assegura a comparticipação das despesas de saúde, com base numa tabela acordada com o Ministério da Saúde.

Digo-vos ainda que o nosso «protesto corporativista», conforme o Professor Doutor Vital Martins Moreira, não é pela manutenção crua de privilégios adquiridos, mas por uma assistência médica que responda com eficácia a um quadro de identificadas doenças profissionais que, sem dramatismos, em alguns casos, (mais que os desejados) nos abreviam a vida.

A Caixa de Previdência e Abono de Família dos Jornalistas – como a entendemos sem corporativismos - faz parte do património dos profissionais de informação e não como um privilégio, porque é importante que se perceba a Segurança Social dos Jornalistas é exactamente a mesma de todos os cidadãos portugueses, onde Senhor Professor Doutor Vital Martins Moreira e restantes editores/publicadores do blogue «Causa Nossa» me incluo, porque jornalista me confesso.

Sem me querer alongar mais e depois de muito reflectir, não posso deixar de me dirigir ao Senhor Professor Doutor, subscritor do post para lhe dizer que, sinceramente, espero que a sua opinião não esteja relacionada com o Despacho nº 20 978/2006, com chancela do Ministro da Saúde, António Fernando Correia de Campos, publicado no Diário da República, 2ªSérie – Nº 199 – 16 de Outubro de 2006, onde se encontra a sua nomeação para presidir ao conselho consultivo do Centro Hospitalar de Coimbra, cuja cópia segue justaposta.

Certa da vossa atenção

Despeço-me, atenciosamente

Isabel Carvalho

Fotocópia do Despacho acima referido

pois, pois!

________________________

Leia hoje também
O POEMA DE AMOR
no meu outro blogue
http://escritosoutonais.blogspot.com/

Ouça também este poema na voz de Luis Gaspar,
no Programa "Lugar aos outros nº 28"
do Estúdio Raposa

No mesmo programa vai ouvir também outro poema de minha autoria
”Mulheres da minha vida”, que pode ler também no “post” de10.21.2006,
em: http://escritosoutonais.blogspot.com