ENQUANTO E NAO

terça-feira, maio 01, 2007

VIVA O PRIMEIRO DE MAIO

Por falta de tempo e alguma distracção não preparei nenhum texto especial para assinalar o 1º Maior. Não podia, no entanto deixar passar em branco esta data tão importante para a classe a que pertenço. A classe trabalhadora - aquela que vive exclusivamente da remuneração do seu trabalho (fisico ou intelectual)

Apesar de sobejamente conhecida (nunca é demais lembrá-la) aqui deixo, pois, um breve resumo da história do feriado que hoje se comemora


No dia 1 de Maio de 1886 realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América. Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de centenas de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns protestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.

A 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adopta o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países.

Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar espontaneamente o Primeiro de Maio. Durante o Estado Novo este dia tinha a denominação de Dia do Trabalho e era organizado e controlado pelo Estado.

Falta aqui dizer que não era feriado. Alguns trabalhadores metiam licença neste dia, mas ficavam apontados pelos patrões e vigiados pela Pide. Embora clandestinmente, os trabalhadores saiam à rua em algumas localidades, com bandeiras e faixas vitoriando o dia do Trabalhador, mas eram brutalmente reprimidos e muitos deles presos – por vezes durante meses e anos.

10 Comments:

  • 1º de Maio devia ser todos os dias heheh.Mas sabes, António,é bom ler estes textos e saber a História. É que pouco sei deste país. Tenho aquela costeleta francesa e tal..
    Bjssssssssss

    By Blogger Eme, at 01 maio, 2007 12:29  

  • ATÉ SEMPRE CAMARADA

    By Blogger Mar Arável, at 02 maio, 2007 23:15  

  • Nunca é demais recordar o luto e a luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho.Compete-nos a nós, divulgar o terror dessa longa noite fascista.Da falta de liberdade de expressão, de reunião, de associação...
    Bem hajas, amigo( permite-me que te trate assim)!
    Beijinhos

    By Blogger Isamar, at 03 maio, 2007 07:56  

  • É importante vir ler-te. Beijos, António.

    By Blogger Paula Raposo, at 06 maio, 2007 12:18  

  • Numca tinha passado por aqui, ou se tinha passado, foi de rompante, sem olhos de ver e de ler... Felizmente hoje demorei aqui o lhar.Parabéns pelo tema que nunca será demais lembrar, até porque me consta que andam por ai umas cabeças esquecidas..Ou como diria o meu pai que já não está entre nós, Há coisas que esquecem, sobretudo a quem não as sabe, ou a quem lhe dá geito ignorá-las...Obrigada pelo tema.. Voltarei aqui mais vezes, gostei deste cantinho.. Boa semana...

    By Blogger Bichodeconta, at 06 maio, 2007 18:18  

  • Que nunca mais nos privem de festejar,lutando, os vindouros primeiros de Maio.

    Um abraço e bom fim de semana, meu amigo.

    By Blogger zé lérias (?), at 12 maio, 2007 02:21  

  • Ólá António, passei em busca de coisas novas , que não encontro... Voltarei em busca de mais e mais.. Não deixe de escrever, afinal não é todos os dias que se encontra quem escreva com esta sensibilidade e com este saber. Um abraço, boa semana...

    By Blogger Bichodeconta, at 12 maio, 2007 21:05  

  • Olá meu amigo António,

    Como comento no outro teu Blog... até me esqueço que tens também este.... tenho que tomar mais atênção e ver o teu perfil!

    Sabes que adoro ler-te!

    Beijinhos da

    Maria

    By Blogger Páginas Soltas, at 08 junho, 2007 02:09  

  • visita e comenta!!! obrigado pelas visitas e pela força! eheheh passa por lá e reenvia aos teus contactos http://www.algoespecial-almadavelha.blogspot.com/ Já sabesbrevemente irá nascer algo especial em Almada Velha contamos contigo! Obrigadinho lol

    By Blogger 100smog lda., at 08 junho, 2007 12:08  

  • Peço desculpa..mas li o comentário anterior...

    O que vai nascer em Almada Velha?!

    Não me deixem na igonrância...

    Eu resido...muito pertinho de Almada!

    Querido Amigo António...
    Na minha visita semanal... sempre aqui virei...
    Sempre esperando encontrar as tuas belas narrativas!

    Nem te tenho visto no msn... mas ainda não estás melhor?

    Estou preocupada!

    Beijinhos da

    Maria

    By Blogger Páginas Soltas, at 25 junho, 2007 23:59  

Enviar um comentário

<< Home