ENQUANTO E NAO

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

IVG - A VITÓRIA DO SIM


Finalmente. Portugal deu ontem um passo que pode iniciar o fim da injustiça social que, no aspecto da soberania do corpo, segregava as mulheres menos favorecidas economicamente das que, por berço ou acasos da vida, dispõem de um nível de vida superior. Sim, também aqui, como em outros aspectos da vida social se faz sentir a luta de classes. No fundo, a resistência em não permitir a todas as mulheres práticas a que só algumas têm acesso é uma típica questão de poder e de arrogância.

Isto por parte dos iluminados, claro, porque a grande maioria das pessoas que com eles alinha, o faz por incultura, por atavismo, porque sempre foi assim, porque é difícil mudar costumes de séculos. Daí a indecisão que deixou em casa mais de metade do eleitorado.

Pelos indecisos, e pelos que votaram não por convicção profunda ou falta de esclarecimento adequado, tenho a maior simpatia. Simpatia só comparável à repulsa por todos aqueles que manipulam os sentimentos religiosos e tradicionalistas dos seus concidadão menos esclarecidos.

O mundo porém avança. Devagarinho, mas avança. O resultado de ontem, comparado com o de 1998 e o maior número de eleitores que ontem se apresentou a votar, são a prova disso. Aos poucos a luz vai dissipando as trevas.
O resultado de ontem, mais do que político é uma vitória civilizacional que nenhum Partido se pode arrogar de ser sua.

E não vale a pena embandeirar em arco. Até porque há que respeitar os que votaram não seriamente convencidos da justeza do seu voto.

O resultado de ontem foi apenas a abertura de uma porta. Agora é necessário obrigar a Assembleia da República e o Governo a produzirem legislação rápida e eficaz que permita traduzir em actos o que a pergunta do referendo formulou, e que não se fique pelas piedosas intenções do costume.

__________________________________
Leia a nova crónica
“TEMPO DE TREVAS”
no meu outro blogue
http://escritosoutonais.blogspot.com

4 Comments:

  • Tens razão! O mundo avança. Devagarinho, mas avança. Mas às vezes dá raiva quando fica parado... e eu sou muito impaciente! A vida é um foguete!

    By Blogger Lovely Toys, at 13 fevereiro, 2007 23:52  

  • Metaforicamente falando, jamais poderíamos permitir a continuação da sujeição da Mulher à masmorra.

    Um Abraço.

    By Blogger Pepe Luigi, at 14 fevereiro, 2007 23:43  

  • Claro que sim, por uma questão de humanismo e dignidade, mas continuo a pensar que este referendo foi absolutamente desnecessário, e serviu de manobra governamental para encobrir e desviar atenções de sérios problemas.

    Felizmente o “sim” e o bom-senso venceu. Domingo é dia de Aquilino no meu blogue COURA: magazine - FOTO. Óptimo fim-de-semana.

    By Anonymous Anónimo, at 17 fevereiro, 2007 06:14  

  • Me gustan tus post gracias por publicar!

    By Blogger A Marte, at 14 março, 2007 19:57  

Enviar um comentário

<< Home