ENQUANTO E NAO

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

O TRUÃO DA MADEIRA

Nos seus comentários das Terças-feiras, na TVI, Miguel Sousa Tavares, caracterizou hoje de forma exemplar o último número de circo (melhor dizendo o mais recente, pois que o seu apetite por actuações histriónicas é insaciável) do versátil clown que preside ao Governo Regional da Madeira.

Jardim, que nos cortejos carnavalescos se diverte a desfilar com os mais inverosímeis e ridículos disfarces, resolveu este ano festejar o rei momo. diz Sousa Tavares, com uma das suas máscaras favoritas: a de vítima do Governo Central.

De facto é essa a sua mais duradoura e conseguida performance e a que melhor lhe tem servido para levar a água ao seu moinho, chuchando na teta do Orçamento de Estado, e reclamando mais e mais, para fazer a obra de fachada que tem produzido na Madeira sem curar dos verdadeiros interesses da população madeirense.

Vem agora com o seu estudado número de circo forçar a realização de eleições antecipadas. Julga com isso criar uma crise que leve o Governo central a retomar o generoso fluxo da teta com que diversos anteriores governos mais timoratos vinham há anos alimentando o seu pendor despesista e ostentatório.

Claro que com tal atitude demagógica irá certamente reforçar a maioria que o tem apoiado - a demagogia quase sempre dá votos - e perpetuar a sua manutenção no poder, de que tanto gosta e de que há tantos anos desfruta.

Mas aquilo que ele verdadeiramente pretende, aquilo que é o móbil que se esconde atrás desta atitude – a reabertura da torneira que lhe permitia fazer as flores com que gosta de se adornar, isso ele não vai ter. E, curiosamente, mesmo aqueles que não gostam de Sócrates - e eu sou um deles – apoiam-no na atitude corajosa de não ceder perante a intolerável chantagem do senhor Jardim. A grande maioria do povo português, estou certo, o apoia neste diferendo. As Leis da República são para serem cumpridas e o senhor Jardim só tem de as cumprir como os demais portugueses. A menos que ele não o queira ser.

-----------------------------------------

Veja hoje mais um soneto
"TERESINHA" - O meu primeiro soneto
no meu outro blogue
http://escritosoutonais.blogspot.com

4 Comments:

  • António eu tenho o hábito feio de nunca ver as coisas pelo que leio, pelo que dizem ou até mesmo pelo que será mais justo, ou seja vejo as coisas por mim… pelo que faria se fosse comigo, e quem me conhece sabe de antemão o que penso do Senhor Alberto João Jardim… para mim um dos maiores parolos de todos os tempos, (que me perdoem os verdadeiros parolos] mas tenho que convir que se me tivessem elegido para um programa a que vejo as regras serem alteradas a belo prazer por uma anormal… eu tb não gostaria.
    Sejamos concisos; que ele é uma criança crescida, é… sem duvida alguma.
    Mas se nos colocarmos no seu lugar… as coisas mudarão de figura.
    E atrevo-me a dizer mais… se ele não fosse uma pessoa disposta a levar água ao seu moinho seria uma boa trampa de moleiro.
    Pk se metade do povo português se cala quando nos metem a mão no bolso... a restante metade não é obrigada a ficar calada e aceitar que lhes lixem os projectos pelos quais dão a cara.
    Sabes que mais?
    Eles falam falam... mas a porcaria junta-se toda a uma mesa de almoço à conta dos desgraçados que como eu vejo metade do meu ordenado ir para os impostos que esses filhos da mãe inventam.
    Desculpa se disse alguma estupidez… mas é a opinião desta leiga em politica…

    By Blogger Ana Luar, at 22 fevereiro, 2007 14:13  

  • Ò Ana, pensar pela nosssa cabeça. nunca pode ser um hábito feio. Pelo contrário, é bem bonito. A tua opinião tem tanto valor como a minha, que já dei e mais nada tenho a acescentar.
    Um beijinho para ti

    By Blogger António Melenas, at 22 fevereiro, 2007 14:27  

  • já estive no outro, agora estou aqui. Dar de comer a dois blogues, é obra. Eu custo a alimentar apenas um.

    By Blogger Chapa, at 22 fevereiro, 2007 23:15  

  • Caro António: Jardim é o espelho da democracia pacóvia que temos e o triunfo do “chico esperto”. Fácil de entender: está como o país, sem valor, mal que já vem de trás. No domingo, nos meus blogues, é dia dedicado a Aquilino Ribeiro. Óptimo fim-de-semana.

    By Anonymous Anónimo, at 24 fevereiro, 2007 19:58  

Enviar um comentário

<< Home