ENQUANTO E NAO

quinta-feira, março 30, 2006

COMENTÀRIOS

Emigração e direita

No último programa “Quadratura do Círculo”, transmitido pela Sic, Jorge Coelho denuncia a hipocrisia dos que cá em Portugal, exigem medidas de mais rigor contra os emigrantes ilegais e são, ao mesmo tempo, os que mais levantam a voz contra as medidas que o Canadá tem vindo a exercer nos últimos dias contra os emigrantes portugueses.

Pois é, a direita é assim mesmo .É de sua natureza, como na história do lacrau. E não é por acaso, que este endurecimento contra a emigração clandestina por parte do Canadá se verifique, precisamente com a chegada ao poder de um governo de direita.
A lei que agora expulsa os emigrantes já existe há vários anos. Só que os governos anteriores procediam de forma mais humana.
O que é lamentável é que os emigrantes, por regra, votem preferencialmente à direita

Diga-se de passagem que os emigrantes portugueses, muitos deles deram azo a que estas medidas agora os atingissem, ao acreditarem na conversa de quem os industriou a declarem-se perseguidos políticos, coisa que no nosso país (por enquanto) não existe.
Oxalá que o nosso Ministro dos Negócios Estrangeiros consiga alguma coisa nas diligências que foi fazer ao Canadá, mas desconfio que pouco mais poderá fazer do que humanizar a forma como os repatriamentos se irão processar.
___________________________________________
A agitação em França
A França, que há dias, depois de varias outra manifestações, reafirmano mais uma vez a sua oposição à lei de precarização do primeiro emprego que o sr. Villepin quer impor, trouxe para as ruas cerca de três milhões de manifestantes, continua decidida fazer gorar as intenções do governo nesse campo. Sindicatos e oposição pressionam Chirac a vetar essa Lei e estou convencido de que o vão conseguir. O povo francês não desiste facilmente de lutar por causas que considera justas
A este propósito cito, do DN de hoje, as palavras de uma estudante portuguesa a fazer um mestrado na Sorbonne “ Em portugal existe uma semelhança com a situação precária dos estagiários em França, mas ao contrario do que se passa em França, onde existe uma tradição revolucionária e um espírito muito crítico, em Portugal o que existe é a mentalidade do”vai-se andando” e do conformismo
Não se costuma dizer que cada povo tem o governo que merece? Cá está!
____________________________________________
As” boas” medidas...

Tributação dos automóveis diminui na compra e aumenta na circulação.
No acto da compra o carro é mais barato, mas em contrapartida aumenta o imposto de circulação. Governo mantêm carga fiscal.
no DN de 30-3-06
Ora, em português vernáculo, chama-se a isto passar da merda para o cagalhão. Que ricas medidas! A ACAP aplaude. Claro vai aumentar as vendas. E o Zé? esse, vai ficar na mesma, ou pior. O costume. Nestas andanças o Zé não ganha nunca

Chama-lhe filho…

Minha Mãe, quando alguém que ela sabia não ser boa rês se punha a dizer mal de outrem, usava uma expressão muito curiosa., que dizia entre dentes: Pois sim “chama-lhe, filho, antes que te chamem a ti”

Lembrei-me desta frase a propósito do sr. Berlusconi (outro senhor muito respeitável que deveria há muito estar atrás das grades) que há dias – desesperado pela perspectiva de perder as próximas eleições, teve a lata de acusar os empresários italianos de estarem a fazer, contra ele, o jogo da esquerda (o que tem uma lógica dos diabos) e dias depois acusar de desonestos os juízes italianos. Logo ele que, envolvido numas dezenas de processos nunca foi condenado…
Chama-lhe filho…., diria minha Mãe
_____________________________________________

Para ler com mais vagar, veja também o meu outro site:
http://escritosoutonais.blogspot.com