ENQUANTO E NAO

segunda-feira, março 27, 2006

CITAÇÕES e SOCIALISMOS (chapéus há muitos...)

Ainda o palhaço da Madeira

Por volta dos anos 60 A.C., havia em Roma um peralvilho. político truculento e ambicioso, de nome Catilina, que causava as maiores dores de cabeça à República. De tal forma que Cícero o famoso orador e Cônsul, na altura, terminava sempre as suas intervenções no senado com a celebre exortação "Até quando, Catilina, abusarás de nossa paciência?" ("QVOVSQVE TANDEM ABVTERE, CATILINA, PATIENTIA NOSTRA?" E tanto insistiu que, não tendo o dito senhor prestado ouvidos ao Cônsul e ao povo romano, alguém acabou com ele, prestando um inestimável favor à Republica.

Vem isto a propósito, da nódoa da República Portuguesa, o palhaço da Madeira.
Então não é que este senhor, que governa a Madeira praticamente desde o 25 de Abril e só porque o 25 de Abril aconteceu (a democracia tem às vezes os seus inconvenientes) não contente em não comemorar o dia da revolução dos cravos, resolveu conceder tolerância de ponto ( designação eufemística de “feriado” ) no dia 24 de Abril, isto é, como que em comemoração do tempo anterior à data que nos devolveu a liberdade.

Isto não é uma provocação à Republica ? Não é um desrespeito para com a Constituição e as leis que nela se apoiam? Este energúmeno é a vergonha do nosso país. Provoca tudo e todos incluindo as mais altas figuras do Estado e ninguém tem autoridade para pôr fim a tais dislates?

Já que estou em maré de citações da história de Roma, recordo também o austero senador que Catão, durante anos, terminava todas as suas intervenções no Senado com a exortação “Delenda est Cartago!” (Cartago tem de ser destruída!). Até que Cartago foi mesmo arrasada.

. Pois eu digo o mesmo e espero que haja mais gente neste país a pensar e a dizê-lo:
“delendum est Jardim.”

______
Curiosidade: Quantos, dos muitos milhões de utilizadores de computatores, ao utilizarem a tecla “delete” sabem que estão a empregar o verbo latino “deletere” (apagar, arrasar, destruir) de que a forma “delendum”, acima citada, é o gérundio?
_______________________________________________________________________________


Delgadus dixit

Direitista dos quatro costados (só porque não tem sete ou oito) o inefável Delgado está muito preocupado com o apagamento dos partidos do seu coração, como revela no artigo de hoje, no DN, intitulado “O que fazer com o PSD e o PP?”
Pudera! O Sócrates está a fazer o trabalhinho que a eles competia, com muito melhor aceitação por parte de muita gente de esquerda, uma vez que é suposto ser feito por um partido de esquerda.

"Sócrates, muito parecido com Blair, ou com a nova vaga de socialistas que são tudo menos o que dizem ser, está a ocupar, devagar, mas com consistência, o lugar em aberto deixado pelo PSD e pelo PP.É extraordinário como dezenas de medidas governamentais, nos últimos tempos, são tipicamente de centro-direita e direita, e isso só lhe mostra o génio"

Génio e traição. Ao povo português e, sobretudo, aos militantes socialistas


___________________________________________________________

O dinheiro do Sr. Soros não chegou desta vez

Tal como tudo fazia prever e eu escrevi aqui em anteontem , “o apoio financeiro e político do Ocidente, sobretudo dos Estado Unidos - em especial da "Sociedade Aberta", do milionário George Soros” que fizera triunfar na Ucrânia, para gozo dos bem pensantes da nossa e de outras praças, a artificial “revolução laranja” desta vez podia não resultar
E assim aconteceu. Escassos 13 meses depois, a brilhante “revolução laranja” perdeu o brilho e os derrotados de então, agora com o nome “via azul”, ganharam em toda a linha, como se verifica no extracto do artigo que a seguir transcrevo, do DN de hoje

"Partido pró-Ocidente sai derrotado em toda a linha"
Cadi Fernandes

"Após a "revolução laranja", a "revolução azul": Viktor Iuchtchenko, Presidente pró-ocidental, e Viktor Ianukovitch, líder da oposição pró-Moscovo, foram, respectivamente, os grandes derrotado e vencedor das eleições legislativas realizadas, ontem, na Ucrânia.

As primeiras projecções indicam que a Nossa Ucrânia (14%) não só perde, como se previa, para o Partido das Regiões (33%), como fica atrás do Bloco Iulia Timochenko (23%), formação que questiona a privatização de empresas estratégicas do Estado."

___________________________________________________________

Dia do Teatro

Hoje é o dia mundial do Teatro
Aqui presto a minha homenagem a quantos. ao longo de séculos, têm mantido viva esta nobre actividade, quer na escrita quer nos palcos.
___________________________________________________________
Pra ler mais devagar tenho outro blogue:
http://escritosoutonais.blogspot.com