ENQUANTO E NAO

quarta-feira, dezembro 21, 2005

Curtas


Bocage

No dia em que se assinala o bicentenário da morte de Bocage, poeta injustamente lembrado por muitos pelas anedotas e chocarrices a seu respeito e que poucos se lembram da sua grandeza como poeta insigne, homem de cultura, e espírito progressista, quero aqui homenageá-lo com a inclusao de um soneto que não é dos seus melhores, mas onde trata o seu
próprio retrato.


Magro, de olhos azuis, carão moreno,
Bem servido de pés, meão na altura,
Triste da facha, o mesmo de figura,
Nariz alto no meio, e não pequeno.

Incapaz de assistir num só terreno,
Mais propenso ao furor do que à ternura;
Bebendo em níveas mãos por taça escura
De zelos infernais letal veneno:

Devoto incensador de mil deidades
(Digo, de moças mil) num só momento,
E somente no altar amando os frades:

Eis Bocage, em quem luz algum talento;
Saíram dele mesmo estas verdades
Num dia em que se achou mais pachorrento.

==========

O Debate Soares/Cavaco

A montanha pariu um rato.Afinal o debate dos debates, foi apenas mais um debate inútil a juntar à inutilidade dos precedentes. Soares a atacar, por vezes de forma soez, diga-se, e a “múmia paralítica” pensando com os seus botões "está-bem, mói-te", se limitava a passar o estafado disco da sua competência em assuntos económicos e da utilidade de tais conhecimentos na presidência da República (Tá-se mesmo a ver não tá-se?) E Soares a lembrar-lhe os malefícios da sua governação para os trabalhadores e para a economia nacional (como se não tivesse sido o governo dele a dar a primeira machadada para o desmantelamento da capacidade produtiva da cintura industrial de Lisboa) … e o outro, moita-carrasco. Alguém ganhou com este história ? Não dei por isso.
Algum deles disse (ou alguém lhe perguntou, sequer) o que ganharia o povo português com eleição de um em relação à eleição de outro? Isso é que era importante, mas ninguém o disse ainda em qualquer dos debates. Como vão os eleitores poder escolher, em consciência?!

===========
A América Latina
Parece que a América latina está finalmente a conseguir deixar de ser o “pátio das traseiras” do prepotente vizinho do norte. A vitória do índio Evo Morales na Bolívia, que já declarou que vai “terminar com o estado colonial da sua pátria”, parece vir juntar o seu País ao clube de outros da América latina (Cuba, Venezuela, Brasil, Argentina, Paraguai) que lutam para que a sua sobrevivência económica não dependa dos favores dos Estados Unidos e para que a sua política não lhes seja imposta pelos seus marines. É que, agora, os habituais golpes de estado para impor ditaduras, estão um pouco mais difíceis para os senhores do Império

============

Os Santos que o Papa faz

O papa Ratzinguer acaba de fazer mais 19 santos e beatos. a juntar às centenas de outros feitos pelo seu antecessor imediato. Será que o São Pedro é previamente consultado destas vagas de nomeações de santos no Paraíso de que ele é fiel guardião? Será que o seu staff comporta um tão elevado contingente de colaboradores? Lá terão alguns de passar à reforma compulsiva!. Que isto da crise chega a todos.

============