ENQUANTO E NAO

domingo, dezembro 11, 2005

Harold Pinter acusa...

"NOBEL DA LITERATURA
Pinter acusou Bush e Blair de crimes de guerra

George W.Bush e Tony Blair deveriam ser julgados no Tribunal Pe¬nal Internacional por crimes de guerra na invasão do Iraque, "um acto de terrorismo de Estado", defendeu o dramaturgo britânico Harold Pinter, no seu discurso do Prémio Nobel da Literatura 2005.

O autor de Birthday Party ou O Encarregado - que por se encontrar hospitalizado devido a um cancro gravou a sua palestra (a que chamou "Arte, Verdade e Política"), emitida quarta-feira em Estocolmo - atacou a política externa dos EU A desde a II Guerra Mundial, bem como o seu "patético cordeirinho", a Grã-Bretanha.

Durante uma hora, Pinter, de 75 anos, denunciou as centenas de milhares de mortos provocados pela actuação norte-americana (directamente ou através do apoio dado a ditadores) em países como a Nicarágua, Guatemala, Indonésia, Grécia, Uruguai, Brasil, Paraguai, Haiti, Turquia, Filipinas, El Salvador ou Chile. "Este criminoso ultraje é cometido por um país que se declara líder do mundo livre", atacou ainda o dramaturgo, sobre as detenções em Guantánamo.

Considerando que a linguagem é muitas vezes usada para "encurralar o pensamento", Harold Pinter leu um poema de Páblo Neruda (Explico Algunas Cosas) e outro de sua autoria (Death).

O prémio, no valor de 1,1 milhões de euros, será entregue amanhã, em seu nome, ao editor StephenPage, durante a habitual gala em Estocolmo."

In Diário de Notícias de 9-12-2005, pg 35

__________

Meu Comentário:
Pois é, estas coisas nunca vêm em grandes parangonas nas primeiras páginas nem na abertura dos noticiários da TV ou rádio, quando são noticiadas é envergonhadamente, para que conste que são pluralistas. São colocados de forma que só aqueles que já sabem, fiquem a fazer.

A alguns jornalistas interessa muito mais, por exemplo a ”sensacional” notícia de que um “ex-comunista apoia Cavaco Silva”, esquecendo-se dizer que esse ex-comunista já o deixou de ser há mais de uma dúzia de anos e é, desde 1999, militante do PS.
Ignorância,má fé ou ambas as virtudes?