ENQUANTO E NAO

domingo, dezembro 24, 2006

AMANHÃ É DIA DE NATAL

Amanhã é dia de natal.
Não tencionava escrever hoje uma única linha neste local, até por que já muito se escreveu sobre esta data e porque vou ter hoje um dia muito ocupado.
Porém ao verificar o meu correio electrónico esta manhã encontrei um mail proveniente dos Estados Unidos, que me fez mudar de ideias. É de um dos muitos putos de Moscavide - terra da minha criação - que tiveram de deixar a sua terra em busca de melhores condições de vida. Este, é nos States que, há uns bons pares de anos, labuta pela obtenção de tais condições. Pelos vistos algumas melhorias obteve, mercê de um trabalho duro, mas o que vê à sua volta não o alegra. É muito mais novo do que eu, mas volta não volta escreve-me para me falar das saudades que sente do nosso Moscavide.
Pois é o texto da sua carta electrónica que aqui vos deixo. São palavras simples de um homem simples, não letrado, mas são sinceras e eloquentes.

Porque amanhã é Natal,

Eu, e tantos "eus", comeremos faustosamente o que temos e o que não deviríamos ter.
As crianças, abrirão os supérfluos presentes mantendo a tradição do igualar o vizinho.

Ah!!..E vamos à missa, isso, a missa, dar graças ao Senhor, que nos proteja na nossa vil e desmedida ambição, no nosso egoísmo e hipocrisia e todas essas nossas "virtudes"no dia a dia.

Porque amanhã é Natal,
Vinte mil crianças, morrerão de fome...de FOME. E tanto comer nós deitaremos para o lixo amanhã, dia de Natal. Somos nós os animais pensantes, os superiores e tudo o mais...

Todavia, penso que se nos auto examinarmos não veremos mais que um pérfido ser vivoque se auto destrói a passos largos.

Vivo no pais (EUA) que mais contribui para a nossa autodestruição, sou um cumplice
asqueroso de tudo isto, mas tal me reconheço.

Como poderemos celebrar o dia de amanhã, o dia de Natal, sabendo que em cada quatro ou cinco segundos sucumbe uma criança devido a subnutrição crónica? Amanhã dia de Natal.

Enfim, sou mesmo uma tristeza, pois amanhã dia de Natal comendo como um alarve,celebrarei o nascimento do "Salvador"...Imagino o que seria se Jesus o "Salvador" não tivesse nascido...Como isto estaria!?

Verissimo

António,
Se não publicar minha carta, eu entendo. Mas pelo menos sei que o senhor, pessoa a qual admiro, a leu...a leu e meditou ao seu bom modo de ser e estar na vida.
Os meus agradecimentos,
C. Veríssimo

Publiquei mesmo. Aqui está ela

E já que vem a talho de foice, uns versitos que fiz ontem sobre o mesmo tema:

NEVE

Que bom que esteja a nevar,
Já que tão suja anda a terra
Seria bom que nevasse,
Tanto tanto que enterrasse
Os rastos de tanta guerra

Que caia a neve do céu
E o céu se encha de pombas
num claro anúncio de paz,
pois de lá só caiem bombas
De há uns anos para trás

Ò Deus se estás lá em cima
Ou estejas lá onde for
Vê lá se pões ordem nisto
Não bastou mandares cá Cristo
Que o mundo está bem pior

E se não te pões a pau
E defendes o que eu é teu
Os cruéis senhores da guerra
Quando acabarem co’a terra
Inda vão lixar-te o céu

___________________________________

Veja também o poema
OS TEUS OLHOS
no meu outro blogue
http://escritosoutonais.blogspot.com/

Pode também ouvi-lo na voz de Luís Gaspar

2 Comments:

  • Ora nem mais...
    Mas pelo menos é umas desculpa para a familia se juntar e faz que no minimo nos lembremos uns dos outros! Se não houvesse Natal, entao tenho a certeza que estariamos bem pior. Só nos resta, a cada um, afastá-lo dessa ideia de consumismo e hipocrisia e comemorá-lo com o amor e alegria que lhe deve ser caracteristico.

    Desejo-lhe um feliz Natal António, a si e à sua familia :)

    Beijinhos

    By Blogger Pekita, at 24 dezembro, 2006 20:28  

  • Adorei os versos, que descrevem a realidade em que vivemos.
    O teu amigo tem razão... ninguém pensa naqueles que nada têm, porque afinal aqueles tudo têm. Que importa quem fome e quem tem frio? Vivemos numa hipocrisia desmedida e construímos dia a dia um mundo cada vez mais injusto. Mas podemos fazer melhor: temos de agir e não nos limitarmos a escrever o que sentimos. Porque, se quisermos, o mundo pode ser muito melhor.
    Que o ano que se aproxima te traga a ti e à tua família, saúde, tranquilidade e amor.

    By Blogger Lovely Toys, at 27 dezembro, 2006 13:16  

Enviar um comentário

<< Home