ENQUANTO E NAO

domingo, dezembro 10, 2006

DOIS TEMAS

A lição de Jacques Delors


Durante dois dias esteve reunido no Porto o 7º Congressos dos Partidos Socialistas Europeus.

De entre os lugares comuns e profissões de fé no ideários socialistas, destacou-se-se a intervenção de Jacques Delors , antigo e presidente da Comissão Europeia e co-autor do projecto “A Nova Europa Social", ali aprovado.

Delors defendeu e enalteceu a luta dos sindicatos no combate à política dos conservadores e neo-libérais europeus.

Deu como exemplo a intervenção das organizações sindicais belgas com vista à manutenção da indústria automóvel no país que, “ a Volkswagen queria praticamente liquidar".

Outro sinal de que “as forças do trabalho não desarmam” na opinião de Delors» é a petição peia defesa dos serviços públicos lançada pela Confederação Europeia de Sindicatos. Nesta última iniciativa sindical, o que está em causa é a possibilidade de manter "a qualidade e acessibilidade dos serviços públicos para todos".

Segundo o antigo presidente da Comissão Europeia, a "vigilância" dos socialistas europeus sobres esta matéria "terá de ser total", considerando como um "erro político" a directiva sobre a liberalização dos serviços não ter sido acompanhada por outra dírectiva-quadro que garantisse as finalidades do serviço público»

0 PSE (Partido Socialista Europeu) apelou Jacques Deiors, deve estar presente "nestas sucessivas batalhas onde se joga, dia a dia, o futuro da nossa sociedade"

Perante os congressistas, lembrou que na nova Europa social o combate às desigualdades é urna das prioridades, que passa, entre outras coisas, pela educação e conforto das crianças, "Queridos camaradas, não esqueçam nunca que as crianças pobres de hoje serão os adultos pobres e excluídos de amanhã"

Assim falou o antigo Sr. Europa. Este sim é um verdadeiro socialista, que perante os seus pares faz o elogio rasgado à luta e ao serviço Público. A contrário de Sócrates que desmerece daquela e se empenha em desmantelar este.

Aprenda, Senhor Sócrates.

____________________________________________


O Caso Luísa Mesquita


Já não posso ouvir pronunciar o nome desta senhora. A comunicação social tem feito deste caso um cavalo de batalha. O costume. Congressos, reuniões internacionais, apresentação de moções, o excelente trabalho parlamentar que o PCP produz, são sistematicamente minimizados quando não pura e simplesmente ignorados. Mas ao mínimo problema, ao mínimo sinal de que esse problema possa existir, logo esses órgãos de (des)informação se tornam loquazes, os sábios comentadores de serviço se desdobram em análises, criticando, acusando e pressagiando para aquele partido um fim próximo.

Afinal, o que passou com esta senhora é muito fácil de contar. Existe um compromisso entre o PCP e os deputados eleitos nas suas listas, de que, a qualquer altura, qualquer deles pode ser substituído por outro por conveniência do Partido, assinando cada um deles uma declaração nesse sentido, logo que toma posse. Foi o que aconteceu com esta senhora que, na devida altura assinou tal compromisso e que agora se rebela contra o Partido por que este lhe cobra o cumprimento. Qual é o problema? O único que aqui encontro é o da falta de carácter da senhora, nada mais. Tanto assim é que, em boa verdade, e porque o caso é por demais evidente, boa parte dos “media” condena a sua atitude.

Pois é, mas poucos deles também deixam de aproveitar a situação para dar as suas venenosas ferroadas ao PCP. Eles iam lá perder um oportunidade destas? porque a exigência do Partido aos seus deputados não é democrática, porque o lugar do deputado pertence ao povo que o elegeu e porque assim e porque assado, tendo até o senhor Sócrates descido ao ponto de se meter onde não é chamado, de uma forma irónica que não fica bem a um primeiro ministro.

Como se os outros partidos, por uma qualquer alegada razão não substituíssem os seus deputados, quando isso lhes dá jeito, como se no Bloco de Esquerda não fosse mesmo estatutário, ou pelo menos norma habitual a rotatividade dos seus assentos parlamentares.

Sejamos claros. Algum dos leitores deste blogue, por exemplo, quando vota para a constituição da Assembleia da Republica, vota em qualquer candidato em particular? Você, caro leitor, sabe o nome dos deputados eleitos no Distrito onde está recenseado e onde votou?

Deixemo-nos de tretas. Os eleitores, pelo menos para a Assembleia da Republica, votam em Partidos e nas listas que estes apresentam a sufrágio, ou porque leram o respectivo programa e com ele se identificam, ou – o que, infelizmente é mais frequente - votam porque sim, porque aquele é o Partido no qual costumam votar.

Portanto, senhores fazedores de opinião, preocupem-se com os verdadeiros problemas do país e deixem o PCP em paz. O que é curioso é que este é um “partido fossilizado”, um partido “cadaveroso” , como dizem e no entanto pelam-se todos por lhe morder as canelas. Será necrofilia, será medo, ou será parvoíce aguda?

_______________________________________

Veja também o poema

CONHEÇO-TE CAMARADA!

No meu outro Blogue

http://escritosoutonais.blogspot.com/

1 Comments:

  • Olá, António!
    Vi-o na "Voz do Povo", onde faço algum trabalho e vim logo a correr visitá-lo. Pois é! Não sabia desse compromisso entre partido e deputados. Logo, fui dos que critiquei a direcção do (PCP). Não só na página de "A Voz do Povo", como em alguma imprensa diária.
    POR ENQUANTO, NÃO VOU PEDIR DESCULPA A NINGUÉM, MAS VOU REVER A MINHA POSIÇÃO. Não porque esteja a duvidar do meu amigo, nada disso, mas vou inteirar-me melhor.
    Um abraço.

    By Blogger david santos, at 10 dezembro, 2006 19:21  

Enviar um comentário

<< Home