ENQUANTO E NAO

segunda-feira, dezembro 04, 2006

VENEZUELA E IRAQUE


Vitória de Hugo Chávez

Em eleições limpas e transparentes, altamente participadas e testemunhadas por observadores de vários países estrangeiros, Hugo Chávez, que se apresentou a votar no seu velho “carocha” que ele próprio conduz, consagrou-se vencedor das eleições Presidenciais na Venezuela, com uma diferença de mais de vinte pontos percentuais sobre o seu mais próximo competidor. o social-democrata Manuel Rosales.

O Governo norte-americano e os meios de comunicação por ele controlado em todo o mundo - os quais, infelizmente, encontram, eco em muito boa gente que tinha obrigação de ser mais esclarecida e mais atenta, tentam há anos vender a ideia de que Chávez é um tresloucado e um ignorante, odiado pelo seu povo.

Em 2002 promoveram mesmo um golpe de Estado que o derrubou e o encarcerou, na sequência de uma campanha de agitação social recheada de greves e sabotagens, em que as meninas “bem” vinham para a rua bater panelas e tachos, como tinham feito no Chile antes do derrube de Allende e assassinato da democracia chilena.

De nada lhes valeu, pois menos de 48 horas volvidas o povo o libertou e voltou a pô-lo no lugar para que fora eleito, livre e democraticamente. Em 2004, essa mesma elite que, raivosa, continuou a conspirar, exigiu fosse feito um referendo para decidir se Chávez devia continuar no poder e Chavez venceu. E ontem voltou a vencer, de forma clara, por uma maioria esmagadora.

Nada a fazer. Os ricos odeiam-no, mas os pobres amam-no. E os Americanos têm de o gramar. É que o tempo da política da canhoneira já lá vai. A América latina soma e segue.

Foto recolhida do DN de hoje, data venia
_______________________________________

Complicadíssima. Só os americanos é que não perceberem, nem nunca vão perceber

A Situação no Iraque é hoje pior do que na época da ditadura de Sadam

Quem o diz é Kofi Annan,

que considera um dos maiores desgostos que leva da sua acção como Secretário-Geral da ONU, não ter conseguido evitar a Invasão do Iraque por parte dos Americanos, que o fizeram à revelia e contra o parecer daquela Organização.

Mais diz Kofi Annan:

«Se eu fosse um iraquiano normal, obviamente faria essa comparação, de que quando tinham um ditador brutal podiam estar na rua, sair, de que as crianças podiam ir à escola sem que a mãe ou o pai receassem nunca mais voltar a ver o filho».

Onde os americanos se metem é isto que acontece. E está tudo dito.

Cartoon publicado no dN de 30-XI-2006, data venia
________________________________________

Veja também
O Ciclone
No meu outro blogue
http://escritosoutonais.blogspot.com

2 Comments:

  • Resposta a Pinto Ribeiro:
    A verdadeira opinião a esse respeito só pode ser dada por um iraquiano a viver no Iraque.
    Eu, se fosse iraquiano, preferia mil vezes estar no Iraque, sofrendo com a ditadura de Saddam ,mas lutado contra ela (tal como lutei contra a que por cá nos oprimia) mas repudiaria sempre ser "libertado" através de uma invasão estrangeira( tal como teria repudiado em Portugal) que iria reduzir o meu país a um monte de escombros).
    E o amigo Pinto Ribeiro, se fosse Iraquiano,não iria. certamente, gostar de viver no que resta do Iraque.
    Um abraço também para si

    By Blogger António Melenas, at 05 dezembro, 2006 14:43  

  • Está certo.Sei bem que os xiitas era quem mais sofria com a ditadura, mas agora morrem diariamente nas ruas.
    Morrem em matam, aliás.
    abr.

    By Blogger António Melenas, at 05 dezembro, 2006 19:40  

Enviar um comentário

<< Home