ENQUANTO E NAO

quarta-feira, dezembro 06, 2006

AI A RAIVA QUE ISTO ME DÁ !...

Aumento do salário mínimo

Trata-se de um aumento de 5,3% , que eleva esta ano o salário para 403 Euros e que se vai repetir todos os anos até 2011 – altura em que atinge os 500 Euros. É uma boa notícia, sim senhor, nem tudo é mau no reino da Dinamarca. O Governo considera a mesmo um acontecimento histórico por ter obtido o acordo quer das centrais sindicais, (incluindo a CGTP - o que não admira pois foi esta quem mais se bateu por este aumento) quer do patronato.

Pois é, mas o patronato já veio dizer que só aceitou este aumento porque pretende (ou já recebeu) a garantia de maior flexibilidade nos despedimentos. Quer dizer, não se importa de pagar mais. Desde que seja a menos trabalhadores. O que significa que os que vão para a rua não vão ganhar nada com o negócios. O costume. Os capitalistas nunca perdem

Ah, e de qualquer modo, mesmo com este aumento, o salário mínimo trabalhadores portugueses continua a ocupar o oitavo lugar mais baixo entre os 18 países da União Europeia, sabendo nós que o nosso custo de vida está longe de ser dos mais baixos.

Quer dizer que não passamos da cepa torta e não vale a pena desperdiçar foguetes, que a vida está cara.

__________________________________

Aumenta a desigualdade na distribuição da riqueza

Você reparou na notícia hoje difundida pelos meios de comunicação social sobre a desigualdade na distribuição na riqueza mundial? Você, reparou. Faço-lhe a justiça de acreditar que reparou. Você é, presumo, uma pessoa com um nível cultural acima da média, tanto que até viaja pela internet e percebe desta coisa de blogues. Mas será que a maioria dos cidadãos reparou mesmo? Talvez muitos até tenham lido e ouvido, mas reparar e tirar ilações duvido. "Eles" conhecem o grau de literacia dos seus súbditos. "Eles" não se importam de revelar certas coisas, pois partem do princípio que aquilo que revelam só vai ser assimilado por aqueles que já estavam informados. Eles sabem o caldo de cultura com que, insidiosamente, vão alimentando o povo, através sobretudo da televisão.

Pois é, você reparou que se você tiver um património de 1700 Euros (não é o rendimento, note, é património) e você tem de certeza - basta ter um televisor um computador razoáveis -você faz parte da metade mais rica da população mundial? Imagine então a situação da outra metade dos habitantes do nosso planeta, todos mais pobres do que você (e do que eu, naturalmente)!

Você sabe que, se em vez dos 1700 Euros tiver 50 mil euros (qualquer casita, hoje, custa isso), você pertence mesmo ao grupo dos 10 mais ricos do mundo?

Você sabe que, constituindo apenas 6% da população mundial, os Estados Unidos e o Canadá possuem juntos 34% da riqueza mundial (à custa da exploração de outros povos, claro)? Que só o Bill Gates tem uma fortuna de 50 mil milhões de dólares?

Você sabe, claro. Só que a maioria dos cidadãos está (des) educada para não pensar nisso. O que interessa mesmo é quantos golos meteu o Clube X, quem é o próximo treinador clube Y, quantas plásticas já fez a senhora Lili Caneças, quantos namorados já teve a Elsa Raposo, que o fulano vai para a cama com fulana e por aí, que sicrano leva naquilo que é seu... é isto que nos adormecem, é com isto que os nosso “donos” contam. Para tanto semeiam.

E nós, mesmo nós que percebemos, mais ou menos, as coisas. Nós estamos bem, muito obrigado. Nós, não é bem assim, eu não me sinto nada bem, e estou a escrever isto com um nó no estômago. Ai a raiva que isto me dá!

Meus Amigos, há que mudar este estado de coisas. O mundo não pode continuar assim. Há que mudar, há que mudar, mudar...

Já sei, sou um ganda chato. Pois é...

==========================

E já agora, para se verem que isto já me mete raiva há muitos anos
podem ver
CONHEÇO-TE, CAMARADA
no meu outro blogue:
http://escritosoutonais.blogspot.com/





2 Comments:

  • ainda por cima os pobres como eu, vao ter de pagar mais uma fortuna em tabaco para que os outros cheios de massa reduzam o defice. e tu inda achas bem o aumento? os pobres que se lixem que nem ganham para o tabaco!!!!

    By Anonymous Anónimo, at 08 dezembro, 2006 21:03  

  • Pois, pois, gato escondido com rabo de fora. hehehe!

    By Blogger António Melenas, at 08 dezembro, 2006 21:14  

Enviar um comentário

<< Home