ENQUANTO E NAO

quinta-feira, dezembro 07, 2006

SERIA DE RIR, SERIA...

Seria de rir, seria…

Estou a falar da notícia hoje publicada no DN:

Sanções contra Bagdad se a violência continuar :

Bagdad deve ser punida por Washington se a violência persistir, recebendo menos dinheiro e menos apoio militar. Esta a principal novidade contida no Relatório Baker, do Grupo de Estudos sobre o Iraque, divulgado ontem. Ou seja, perante a violência incessante, os Estados Unidos, que têm 140 mil soldados em território iraquiano, remetem o ónus para o Governo do xiita Nuri al-Maliki.

Na verdade seria de rir, não se tratasse de assunto tão sério. Então os “States”, baseados numa mentira intencional e mal intencionada do senhor Bush, invadem e destroem um país, criam com isso um clima de ingovernabilidade nesse pais, no qual todos passaram a matarem-se uns aos outros e agora, ainda têm a lata de sancionarem os dirigentes que ele ajudaram a colocar à frente dos destinos de tal país, pela bagunça que eles próprios criaram ?

Esta é de cabo de esquadra! Era esta a democratização que eles anunciaram levar ao médio-oriente?

Afinal, não só o não conseguiram, como, com a sua irracionabilidade e o seu esparvoado espírito de cruzada, fizeram recuar a democraticidade na sua própria nação, e nas nações suas seguidoras, com medidas histéricas, que espezinharam direitos constitucionais tão duramente conseguidos, passo a passo, ao longo de séculos, pela luta abnegada de gente com uma visão realista do mundo que falta aos actuais dirigentes da Administração Bush.

Mas o ridículo não se fica por aqui. Enquanto até aqui, oIrão e a Síria eram considerados pela Administração Buh como fazendo pare do “eixo do mal” e como sendo cúmplices na anarquia que reina no Iraque e como tal constantemente ameaçados com sanções boicotes e mesmo intervenções armadas, o mesmo relatório Baker vem agora dizer que se torna imperioso negociar aqueles dois países pois neles reside a solução do problema. Claro que, a partir de agora a os yesmen da política Bush, no nosso país, que passavam a vida a invectivar os referidos países, vão virar o bico ao prego e alinhar pelo diapasão do patrão americano

No meio de tudo isto, não morreria de espanto se os americanos, para resolver a embrulhada em que se meteram voltassem a colocar Saddam no poder. Afinal não foram eles que o mantiveram lá e sustentaram a sua ditadura durante tantos anos (tantos quantos foram os que lhes convieram)?

Então, sim, seria de rir a bandeiras despregadas. E daí, tantas mortes, tantas destruições, tantas torturas, e tantos direitos espezinhados, depois , se calhar o mais indicado seria chorar, chorar copiosamente.

_______________________________________________

Uma noticia boa:


A partir de Janeiro o tabaco vai aumentar de preço.
Só 9% ?

============================

Veja também no meu outro blogue
O poema
“Conheço-te Camarada”