ENQUANTO E NAO

segunda-feira, dezembro 11, 2006

MORREU SEM PAGAR, o CANALHA

Pinochet morreu sem prestar contas

Costuma dizer-se, que “homem bom” é o morto de quem se fala.

O Canalha que morreu ontem em Santiago do Chile não pode caber dentro desta definição. Ele foi um dos seres humanos mais vis, mais desprezíveis de toda a história da ifâmia nos tempos modernos. Foi traidor, golpista, torcionista, assassino e corrupto, tudo ao mesmo tempo. O que o distingue de outros ditadores (só Franco se lhe compara) é que os crimes que cometeu não foram em nome de um qualquer ideologia, foram em nome de valores cristãos, como beato que era e se proclamava.

O bom Allende confiou nele entregando-lhe a Chefia das forças armadas, porque ele, hipócrita e dissimulado, aparentava ser um militar honesto e leal. E no entanto, a CIA há muito que o conhecia e nele confiava para dar o golpe que servisse os seus interesses, quando chegasse a altura apropriada. E quando chegou, ele o executou exactamente de acordo com as intruções que nesse sentido recebera, friamente, de uma forma cruel e decisiva. Sim porque não restam hoje dúvidas que foi que Kissiger e o embaixador dos EUA no Chile que foram os mandatários e inspiradores do golpe, destinado, através da “Operação Condor” a derrubar os governo de esquerda democraticamente eleitos no Chile e em todos os países da América Latina.


Repare-se que o golpe de estado do fatídico 11 de Setembro de 1973, não se destinava a forçar a demissão do governo ou a resignação de Allende, era um missão preconcebida de, através do bombardeamento do palácio presidencial com aviões da força aérea, destruí-lo e matar todos os ministros, e o próprio Presidente da Republica. Assim aconteceu. Só que o honestíssimo e corajoso médico que, por vontade do povo presidia aos destino do Chile, tendo escapado dos bombardeamento, de armas na mão, e tal como prometera, resistiu até à morte às arremetidas da horda atacante. Está hoje provado que não se suicidou com pretendem os seus vis inimigos.

O Criminoso Pinochet morreu sem pagar pelos seus crimes. È imperdoável.

E depois venham-me falar na justiça democrática, na justeza da existência de tribunais internacionais para julgar ditadores, blá, blá, blá. Essa justiça e esses tribunais só existem para favorecer os interesses dos Estados Unidos, pois eles próprios não consentem ser lá julgados.

Ainda que não fosse preso, dada a sua idade avançada, Pinochet deveria ter sido julgado e condenado pelos crimes hediondos que cometeu e pela desenfreada corrupção que permitiu que ele próprio e os seus familiares tivessem acumulado uma fortuna inimaginável, distribuída por inúmeros bancos em redor do mundo.

É uma injustiça sem nome que esse julgamento não tenha sido feito. Eu pessoalmente, não me conformo. E ainda por cima, o sacana, teve a esperteza de pedir para ser cremado, o que me impede de lhe desejar que a terra lhe seja pesada como o chumbo.

____________________________________

Leia também
CONHEÇO-TE; CAMARADA
no meu outro blogue
http://escritosoutonais.blogspot.com


2 Comments:

  • Esse grande cabrão, apesar de ser beato,foi direitinho ao inferno.

    By Anonymous Anónimo, at 11 dezembro, 2006 16:48  

  • Ele foi o monstro, a mando de outros monstros. E, o que é mais apavorante, mentes igualmente monstruosas choram por ele. Por isso os amanhãs que cantam vão ficando adiados.
    Mas nós cá estamos. Ele morreu. E a esperança não!
    Beijos.

    By Blogger laurisilva, at 13 dezembro, 2006 13:57  

Enviar um comentário

<< Home