ENQUANTO E NAO

domingo, junho 25, 2006

TIMOR: tudo em banho Maria

Após 7 horas em reunião terminou o Congresso da Fretilin.
Pelos vistos continua tudo na mesma. Mario AlKatiri tem legitimidade constitucional para continuar a governar e aparentemente não quer ser ele o responsável por mergulhar o país numa situação de inconstitucionalidade. Que sejam o golpistas a consumar o crime. Claro que a facção neocolonialista não vai ficar a meio do caminho.
Entretanto, por cá, indiferente ao pedido de mediação portuguesa, "o Ministério dos Negócios Estrangeiros recusou comentar o apelo de Alkatiri, tendo o porta-voz do ministro Freitas do Amaral, Carneiro Jacinto, afirmado ao DN preferir esperar que a situação se esclareça. Posição idêntica teve o gabinete do primeiro-ministro, José Sócrates."
Mas que grande cinismo? então o pedido não era precisamente para ajudar a esclarecer a confusa situação que se vive em Timor Leste. Quando estiver esclarecida, sabe deus a a que preço, não é preciso esclarecimentos de mais ninguém. Com amigos destes....

__________________________________________
Timor-Leste: FRETILIN apela para que Xanana Gusmão e Mari Alkatiri se mantenham

Díli, 25 Jun (Lusa) - A FRETILIN apelou hoje ao Presidente da República timorense, Xanana Gusmão e ao primeiro-ministro Mari Alkatiri para que se mantenham em funções, anunciou o presidente do partido, Francisco Guterres "Lu-Olo", em conferência de imprensa.
Francisco Guterres falava aos jornalistas após a reunião do comité central da FRETILIN, que decorreu na sua sede em Díli, e que demorou cerca de sete horas.
Entretanto, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, Ramos Horta, pediu a demissão mas vai manter-se em funções até à formação do novo governo, disse à Lusa fonte do gabinete do ministro.
Ramos Horta, que acumula as pastas de ministro de Estado, Negócios Estrangeiros, Cooperação e Defesa apresentou pelas 17:00 (09:00 em Lisboa), a demissão ao primeiro-ministro Mari Alkatiri, disse fonte oficial.

____________________________________________

Veja também o meu outro blogue
http://escritosoutonais.blogspot.com