ENQUANTO E NAO

quinta-feira, junho 15, 2006

OS PROFESSORES e A MINISTRA

Professores, 20
Ministra, 0


Apesar da chuva e do mau tempo o silencioso desfile e a manifestação dos professores, de luto e em luta, ontem em Lisboa foram impressionantes e constituiram uma demonstração pujante da determinação desta vilipendiada classe em não baquear perante os ataques que, dia após dia, lhe são desferidos, por uma Ministra que, tendo a seu cargo a gestão e aprimoramento da Educação do nosso país, mais parece apostada em escaqueira-la.

Com a sua presença em massa, vindos de todos os cantos do país - longas horas de viagem quer na vinda quer no regresso, desfilando e permanecendo à chuva durante várias horas – os professores deram o mais cabal desmentido às torpes insinuações de alguns (insinuações aliás incrementadas pela própria Ministra) de que a escolha da data da greve seria uma habilidade para gozo de um feriadito suplementar. Pois aí está. Que grande gozo de feriado! Levantar cedo, percorrer quilómetros de estrada, passar um dia à chuva, voltar a percorrer outros tantos quilómetros, tão grandes como o tamanho de Portugal, nalguns casos, chegar a casa tardíssimo, e hoje acordar moido e porventura cosntipado, não é um gozo “do caraças? Oh, mentes mesquinhas!

Por sua vez a Ministra resolveu competir com Jardim da Madeira (que é um belo exemplo, como todos sabem) na ejaculação torrencial de insultos aos professores.
Ò senhora Ministra, “há sindicatos capturados por partidos, com uma agenda que não é a da educação” ??? E são milhares de “parolos” a dar ouvidos a esses sindicatos?
Este tipo de acusações são muito famililiares aos portugueses. Quem as utilizava muito e que sempre imputava aos comunistas, ou a um grupo de “energúmenos”, qualquer acção reivindicativa, por insignificante que fosse, era uma polícia de má memória, cujo nome nem quero recordar, ao serviço de um senhor de memória péssima, cujo nome começava por S.

Ò senhora Ministra, então “os melhores professores ficam com os melhores alunos e os docentes com pior estatuto levam as turmas piores? Em que escolas é que são os professores a escolher os alunos? .

Ó Senhora Ministra, e a senhora que é tão loquaz a denegrir os professores, não é estranho que lhe tenha esmorecido o verbo para condenar a agressão, há dias noticiada, de uma professora por parte de um familiar de um aluno? Muito estranho mesmo, não é?

Resumindo:
Professores, nota 20
Ministra, nota 0
_____________________________________

Leia no meu outro blogue
http://escritosoutonais.blogspot.com
a nova crónica
GRAVATAS & BRAVATAS

3 Comments:

  • É mesmo, amigo António, foi uma manif e pêras! Estas alteraçoes do estatuto são tão graves que estão a fazer muita gente pensar em mudar de profissão. Imagine que os meus colegas que ainda não acabaram o Mestrado, já não ganham nada em termos profissionais em acabá-lo! Deixa-se de privilegiar a formação pessoal do docente através da realização de um Mestrado. Por outro lado, passa-se a privilegiar, ainda mais, o professor com o seguinte perfil: solteiro, sem filhos, altamente burocrata e que não tem outra vida social além daquela da escola. Uma mãe de família que tenha de ficar com o filho doente em casa fica impedida de progredir na carreira pois só se lhe admitem 5 faltas por ano. Tenho colegas com 4 filhos pequenos que não sabem o que hão-de fazer à vida!

    Além das quotas reduzidas, é-nos exigida tanta coisa para progredirmos na carreira que só ouço os meus colegas a dizerem que já sabem que não vão mudar de escalão, pois nunca poderão cumprir com tudo o que eles exigem! Teriam de ser máquinas e não seres humanos. Como tal, o objectivo, que é não melhorar a educação mas sim economizar dinheiro, será plenamente atingido se isto for para a frente! Todavia, desiludam-se os pais que pensam que os filhos vão ter uma educação melhor, ou aqueles que pensam que o Governo está seriamente preocupado com o bem dos alunos deste país!

    By Anonymous Anónimo, at 15 junho, 2006 16:10  

  • Pois, pois, por isso a direita anda tão calada. Sem custos políticos para ela, assiste de camarote à execução de medidas que ela própria subscreve e aplaude inteiramente.
    E o que mete mais riva é saber que os papagaios que vão à televisão defender a sra. ministra e a sua política para as escolas, têm os seus filhos no ensino particular.

    By Blogger António Melenas, at 15 junho, 2006 19:23  

  • quando se tratam assim os professores deste país!
    começo a não poder sequer pronunciar o nome desta ministra, pelas mesmas razões
    para também não querer recordar o nome do senhor "cujo nome começava por S.".

    é essencial que os professores estejam unidos, para de uma vez calarem esta espécie de péssima qualidade ministerial
    abraço
    :)

    By Blogger aDesenhar, at 16 junho, 2006 00:22  

Enviar um comentário

<< Home