ENQUANTO E NAO

quarta-feira, junho 14, 2006

POLÍTICA DA EDUCAÇÃO e outra malfeitorias

Os professores manifestam-se

Milhares de manifestantes cumprem hoje um dia de greve e vão manifestar-se na rua contra a desastrada política de educação deste Governo. Quem pode deixar de lhes dar razão? Esta Ministra da Educação parece apostada em desacreditar os professores, fazendo deles bodes expiatórios de toda a má política educacional de sucessivos governos.

Além de os desacreditar e humilhar perante a opinião pública – o que só pode redundar em prejuízo para a qualidade do ensino que Sua Excelência tanto apregoa defender, a Ministra não para de, uma após outra, aparecer com medidas altamente lesivas dos interesses dos professores, tendentes a pôr em causa as justas aspirações de progressão numa carreira tão árdua e stressante como é a sua.

A juntar à famigerada dependência da opinião dos pais, na promoção dos professores, pretende ainda a senhora Ministra que ela passe também a depender da existência de quotas em cada um dos patamares da carreira, (este Governo anda obcecado por quotas) da obtenção de uma classificação de “excelente”, para uns casos e de “muito bom” para outros (como se “excelente” e “muito bom” não sejam dois termos rigorosamente sinónimos) e não sei quantas mais exigências destinadas unicamente a “lixar a vida” aos professores.

Para ajudar à festa, vem ainda o Presidente da República meter a sua colherada, aconselhando os professores a "deixarem a ministra actuar" – o que constitui, dadas as circunstâncias – um claro apoio a uma política que os professores contestam. Quão diferente foi a actuação do senhor Presidente em relação aos protestos dos senhores da CAP (muitos dos que nós vimos na televisão tinham todo ar de nunca terem sujado as mãos na terra), indo ao seu encontro, e “sans le dire” deixar bem claro para que lado ia a sua simpatia!
Alguém se espanta? Eu não.

Força, pois, professores. A vossa luta é justa


______________________________________
Díli a uma só voz defende GNR e critica a Austrália

Díli quer "reduzir as tensões políticas e diplomáticas" causadas pela força militar liderada pela Austrália. Nesse sentido, defende a presença de um contingente das Nações Unidas, com 870 membros, durante 12 meses, pelo menos, em vez dos soldados australianos. Neste contexto, Portugal terá um papel preponderante, através da GNR.
DN de 14-6-06

Críticas à Austrália? Que é que esparavam?. Deviam era ter pensado nisso antes de os chamarem. Será que quem os chamou começa a ganhar juízo?

______________________________________

Terrorismo de Estado

“ Israel voltou a semear a morte na Faixa de Gaza: 11 palestinianos, nove dos quais civis e entre estes duas crianças morreram num bombardeamento israelita que fez ainda 42 feridos, cinco dos quais crianças. Face ao ocorrido, o Presidente Mahmud Abbas, normalmente contido quando se trata de criticar as acções israelitas, qualificou a acção como um acto de "terrorismo de Estado".
DN de 14-6-06

Realmente, se isto não é terrorismo de Estado, o que é?
E a um Estado que a toda hora pratica “terrorismo de Estado”, como se deve chamar? Estado terrorista, não é?
Como não compreender, então, a relutância do povo palestiniano em reconhecer este Estado
?!

______________________________________

E isto o que é?

"Portugal serviu de escala a dezenas de voos de aparelhos usados pela CIA nos últimos anos, alguns com origem ou destino considerados suspeitos, revela a lista sobre alegadas actividades ilícitas daqueles serviços secretos norte-americanos na Europa ontem divulgada, em Estrasburgo, pelo Parlamento Europeu
.
DN de 14-8-06

Actividades ilícitas, voos ilícitos, desrespeito pela soberania de outros Estados, isto o que é?

______________________________________

E isto?

“O Pentágono rejeitou ontem os apelos à realização de um inquérito independente sobre o presumível suicídio de três detidos na prisão da base americana de Guantánamo, em Cuba. Pressionados pela Amnistia Internacional (AI) e pela UE para encerrar o centro de detenções, os responsáveis da Defesa disseram-se capazes de fazer a sua própria investigação.”
DN de 14-6-06

Têm medo que se descubra o que passa naquele campo sinistro, e além de sinistro ilegal? É?
______________________________________

Leia no meu outro blogue
http://escritosoutonais.blogspot.com
a nova crónica
GRAVATAS & BRAVATAS

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home