ENQUANTO E NAO

sexta-feira, junho 02, 2006

Os Funcionários públicos

Este Governo (e outros que o precederam), dentro do seu critério ferozmente economicista não tem feito outra coisa que descredibilizar a prestação dos funcionários públicos.
Muito justa e objectiva é apreciação que, no editorial de hoje do DN, faz Helena Garrido desta política, num artigo intitulado “Função Pública e do qual transcrevo a seguinte passagem

Qual seria a empresa que tinha condições para sobreviver se durante quase dez anos estivesse sistematicamente a ouvir dizer das suas chefias e dos líderes de opinião que os seus trabalhadores eram apenas um custo, fundamentalmente incompetentes e deveriam ser despedidos? Nenhuma.

É preciso, de uma vez por todas, acabar com este discurso. Todos já conhecemos bem as fragilidades da função pública. Todos sabemos também que, se a situação chegou a este ponto, tal deve-se em grande medida à classe política, que partidarizou e assim desprofissionalizou a função pública. A ausência de solução para este problema é o mais claro exemplo de incompetência da classe política que nos últimos anos tem governado o País. Convém não esquecer isso.
_________________________________________________

Os Professores

A classe dos professores é tida como uma das mais relevantes socialmente e, paradoxalmente, é uma das mais desrespeitadas. Para o que se lhes pede, são escassos os instrumentos de que dispõem para, com autoridade e eficácia, responder aos problemas daquele quotidiano.
Maria J.N.Pinto, DN de 2-6-2006

Está tudo dito.

____________________________________________________

A Senhora Xanana

Ninguém adivinha se Timor será ou não um Estado falhado. Mas numa coisa os Timorenses podem estar certos: têm a primeira dama mais interventiva e inoportuna do mundo. Nos últimos dias a senhora Xanana, ou melhor, Kirsty Sword Gusmão, foi entrevistada várias vezes p+ela imprensa australiana, dizendo que o primeiro-ministro Alkatiri se deveria demitir porque, se o não fizer, o mais certo é ser o Presidente a demiti-lo.
Alguém tem de explicar à senhora Gusmão que, numa democracia a sério, a primeira dama remete-se a um judicioso silêncio. Em plena crise qualquer coisa que diga em público será fatalmente atribuída ao marido. A senhora Xanana tem uma visão patrimonial do poder. Se acaso ela exerce um cargo devia ser demitida.
Pedro Lomba, DN de 2-6-06

Não faço mais comentários. Já fiz os suficientes

_____________________________________________________


A Democracia dos Americanos, no Iraque

Os jornais não fizeram muitas ondas, mas mesmo assim todos se referiram a mais um massacre que, há dias, soldados americanos perpretaram, a sangue frio contra umas dezenas de iraquianos indefesos.
Transcrevo a seguir um comentário de Vital Moreira, a tal respeito.

O massacre de Haditha
Depois do episódio das torturas na prisão de Abu Graib, era de esperar que a ocupação militar do Iraque não trouxesse a público mais histórias sórdidas de violência gratuita. Porém, é agora indesmentível o massacre de Haditha, em que um grupo de militares norte-americanos matou a sangue frio muitos civis iraquianos indefesos, incluindo mulheres e crianças, em pura retaliação pela morte de um soldado norte-americano. Já que os danos causados à lógica da ocupação são irreversíveis, o mínimo que se pode esperar é a severa punição dos culpados. Como diz um editorial do Guardian, "um crime de guerra é um crime de guerra". E quantos mais "abu graibs" e "hadithas" serão necessários, para além das dezenas de milhares de outras vítimas, para que os defensores da ocupação reconheçam que ela foi um erro?
vital moreira , http://causa-nossa.blogspot.com/

_______________________________________________

Scolari é um homem de sorte

O Europeu de sub-21 correu maravilhosamente a Luis Filipe Scolari. Uma cajadada, dois coelhos. Agostinho Oliveira incapaz de fazer uma equipa de um conjunto de óptimos jogadores; e Quaresma que se autovulgarizou dentro do campo e deu todas as razões para não ter sido convocado para o mundial. Scolari é um homem de sorte.
J.M.Tavares, DN de 2-6-06

Lá isso é. Vamos a ver se a sorte o acompanha no Mundial. E se os jogadores o ajudam a merecer essa sorte.

________________________________________________

O Código da Vinci visto por 450 mil espectadores.

O filme de Ron Howard “O Código da Vinci”, baseado no besst-seller de Dan Brown, já foi visto em Portugal por 450 mil espectadores, sendo ainda o mais visto de sempre no nosso país na primeira semana de estria (257 mil pessoas). O filme, que se estreou em 113 cinemas nacionais, proporcionou até agora mais de 1,5 milhões de receitas.

È certo e sabido: quando os críticos torcem o nariz, as salas de cinema enchem

=======================================

Veja também o meu outro Blogue:
http://escritosoutonais.blogspot.com
e
se gostou da minha crónica"Peúgas Brancas,"
Então vai gostar ainda mais de a ouvir,
lida pela voz inconfundível de Luís Gaspar
em:
http://www.estudioraposa.com/ "Lugar aos Outros 04"

1 Comments:

  • descobri na minha lista de visitas o seu blog.
    Como é natural vim espreitar.
    Li com agrado as crónicas sobre os variados temas expostos, e devo dizer que concordo na totalidade com as suas análises.

    votos de muitos posts.

    abraço

    By Blogger aDesenhar, at 13 junho, 2006 01:10  

Enviar um comentário

<< Home