ENQUANTO E NAO

sexta-feira, maio 26, 2006

VIOLÊNCIAS

Xanana Gusmão – imprudente ou conspirador?

Fica cada vez mais claro que os últimos acontecimentos em Timor Lestes se inserem em propósitos conspirativos para derrubar o Governo de Mari Alkatiri. Sendo assim, não se percebe muito bem a intenção de Xanana Gusmão em retirar ao Governo o controle das forças armadas – o que além de constituir um acto inconstitucional, pelo menos da maneira como se processou, vem encorajar o divisionismo existente e agudizar a situação de violência que tem caracterizado os últimos dias. É caso para perguntar: Xanana foi apenas imprudente ou está do lado dos conspiradores?

Também a Igreja católica tem tido uma atitude muito dúbia em toda esta situação. Aqui há tempos veio para as ruas manifestar-se ou apoiar as manifestações de protesto contra a decisão do governo de legislar no sentido de que o ensino de religião nas escolas passasse a ser facultativo (e nada mais justo) deixando de ser obrigatório.
Agora, perante problemas tão graves, perante o cometimento de violências que põem em risco a vida dos cidadãos e porventura a sobrevivência de Timor como nação independente, observa um estranho mutismo. Dá que pensar.

____________________________________________

América Latina


A América latina não é mais o pátio da traseiras dos Estados Unidos.
Michelle Bachelet a Presidente da República do Chile, deu provas disso há dias, depois de o Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, se ter mostrado "preocupado" com a "erosão da democracia" em alguns países da América Latina, como a Bolívia e a Venezuela.
“A pobreza e a discriminação são as verdadeiras ameaças à democracia na América Latina, não os governos de esquerda.,” "Todos os países são livres de eleger o líder que quiserem", disse a Presidente do Chile, acrescentando que “o Chile está preparado para manter boas relações com todos. Temos de falar a uma única voz se queremos continuar a ser ouvidos nos grandes palcos das relações internacionais"

Ora, nem mais. Os povos começam a compreender. Mais importante do que a democracia formal é a erradicação da pobreza.
A fome é a pior das violências

____________________________________________

Veja tambem o meu outro Blogue
:http://escritosoutonais.blogspot.com
e
se gostou da minha crónica "Peúgas Brancas,
"ouça essa mesma crónica lida pela voz inconfundível de Luís Gaspar em:
http://www.estudioraposa.com/
"Lugar aos Outros 04"