ENQUANTO E NAO

sexta-feira, junho 23, 2006

TIMOR: A farsa chegando ao fim

Com a chantagem do anúncio da sua demissão, caso Alkatiri não se demita, Xanana Gusmão tornou impossível a existência de um governo chefiado por um primeiro-ministro, não católico, num país onde a igreja católica tem (e exerce)uma influencia política determinante.

Assim não admira que ruas de Díli se tenham enchido hoje de manifestantes exigindo a demissão do chefe do governo. Xanana é um líder carismático que não teve de se sujeitar à usura do exercício da governação. Perante a sua ameaça de se demitir que outra solução resta aos timorenses?
_________________________________________________________

Últimas notícias e textos sobre Timor

Dili, 19:00 de 23 de Junho
Manifestantes dispersam
Os manifestantes começam a sair da frente do Palácio do Governo.

__________________________________________________________

Sexta-feira, 23 de Junho de 2006.
O dia mais longo das suas vidas. Mais um. Ao ponto a que a situação chegou já pouco espaço resta para que se possa recuar salvando a face. Infelizmente, o braço de ferro só terá vencidos. Mesmo o vencedor, seja ele quem for, já perdeu. Espaço político. Credibilidade.Austrália, Indonésia e Portugal repetem até à exaustão que deverão ser os timorenses a encontrar uma solução para os seus problemas. Sim, é verdade. Mas não sei se não seria útil equacionar também a possibilidade de se enviar um mediador internacional de reconhecido prestígio e acima de qualquer suspeita de favorecimento de uma das partes. A ONU facilmente encontraria uma mão cheia de nomes que seguramente aceitariam o desafio. Bill Clinton, por exemplo, seria uma excelente opção.
In: http://bloguitica.blogspot.com/
__________________________________________________________


um mediador ... é...era....será... uma boa ideia, mas temo que seja tarde, os mediadores que apareceram foram primeiro a Maubisse... era lá que estava o poder?Ninguém verdadeiramente ajudou, nem isso fazia parte do plano cujo unico objectivo era deitar abaixo o Primeiro Ministro ... esse era o alvo ... e água mole em pedra dura tanto dá até que fura ... tanto bateram que conseguiram.Qual é o alvo que se segue ... para mim não é nenhum, isto é, a UN vai tomar a governação para já e os australianos ficam aliviados e com espaço para imporem (são mais fortes, estão perto, tem fortes interesses estratégicos e económicos) os seus pacotes para a segurança, justiça etc.. há muito preparados ...
comentário anónimo ao texto anterior em: http://www.timor-online.blogspot.com/

Nota: Maubisse é a “estância turística" onde se encontra armado, e em alegre confraternizaçã com os militares australianos, o sublevado major Alfredo Rinado. Elucidativo, não é?
__________________________________________________________


Jogo de Xadrez... "á lá Xanana's", com bispo ao ataque

Primeiro chegaram os peões, os cavalos e as torres, todos cerraram fileiras em torno da Rainha e do Rei.
Agora chega um Bispo, há lugar para dois... quando reentra no tabuleiro o segundo?
Já agora sobre o primeiro a entrar no dia de hoje.
O senhor Ricardo, Bispo da Igreja católica, saúda a iniciativa junto ao Palácio do Governo. Parabéns senhor Ricardo... não se esperava de si outra coisa, assim como da Igreja católica.
Já preparou mais um centro de detenção e de tortura na diocese? Ou será que o inaugurado na sua manifestação da Igreja católica nunca foi desactivado?
Tenha vergonha e dispa a batina... não a merece!

In: http://timor-verdade.blogspot.com/
__________________________________________________________


Lisboa, 23 Jun (Lusa) -
A renúncia de Mari Alkatiri à chefia do governo e a sua substituição por outro dirigente da FRETILIN é "uma das soluções" que está a ser equacionada pelo partido e deverá ser decidida sábado, indicaram fontes partidárias.

Duvido que os golpistas aceitem esta solução. Quando um Presidente se permite afirmar que não reconhece as decisões do Congresso de um Partido, está tudo dito
Acerca do carácter democrático desse Presidente

_______________________________________________________

Veja também
A última estória “ERRO DE CASTING”
No meu outro blogue
http://escritosoutonais.blogspot.com

1 Comments:

  • O documentário da televisão australiana, que serviu de pretexto para fazer cair o governo de Timor, é uma peça brilhante. Não prova rigorosamente nada e começa com uma frase genial: "o primeiro-ministro de Timor, Mario Alkatiri, é um terrorista, comunista e muçulmano". Estamos conversados. Quem quiser ver, pode ir aqui.
    http://pantalassa3.blogspot.com/2006/06/tirem-as-vossas-concluses.html

    By Anonymous Anónimo, at 24 junho, 2006 02:00  

Enviar um comentário

<< Home