ENQUANTO E NAO

quarta-feira, junho 21, 2006

ÚLTIMAS DE TIMOR

Xanana Gusmão exige demissão Mari Alkatiri

- O presidente timorense, Xanana Gusmão, exigiu a demissão do primeiro-ministro, Mari Alkatiri, por considerar já não merecer a sua confiança, numa carta enviada terça-feira ao chefe do governo e a que a Lusa teve hoje acesso.

Na carta, Xanana Gusmão refere-se a um programa da série "Four Corners" transmitido pelo canal televisivo australiano ABC, explicando a Mari Alkatiri que no documentário são feitas "graves denúncias sobre o seu envolvimento na distribuição de armas a civis
"
Agencia Lusa, 21-06-2006 Hora de Tiimor)

____________________________________________________

Xanana Gusmão... o que dirá a história sobre ele?
Xanana Gusmão deu o pontapé de saída para toda esta crise, cabia-lhe a ele resolver os problemas militares e nunca o fez.Quando os outros o fizeram veio dizer que estava mal feito. Morreram pessoas, muitas pessoas. Agora, Xanana vem com base num programa de televisão da ABC exigir a demissão do primeiro-ministro. É ridículo, é o desespero de quem até deixou a sua mulher - australiana - tecer comentários e acusações graves ao Governo de Timor-Leste. Perguntem ao Pedro Bacelar Vasconcelos se era ou não intenção do Presidente da República demitir Mari Alkatiri quando se analisou a Constituição e a possibilidade de dissolução do Parlamento Nacional. Perguntem ao Chefe de Gabinete de Xanana Gusmão se não era esse o objectivo, que gorado nessa altura, se avançou para novas formas de pressão. A história da RDTL vai parecer, neste capítulo um livro de anedotas...tenham juízo de uma vez por todas.

In http://www.timor-online.blogspot.com/
19.50 de 21-6-2006 (hora de Timor-Leste

____________________________________________________

Desde o princípio da crise, e antes disso, quando o clero de Timor leste começou abertamente a contestar o governo nas ruas pelo facto de este ter anunciado (medida justíssima aliás) que o ensino de religião nas escolas deixava de ser obrigatório, tornando-se facultativo, ficou a ideia que a intenção era derrubar Mário Alkatiri - o homem a quem os timorenses tinham dado por maioria a vitória nas urnas.

Agora, como se vê pelas citações acima, o objectivo, antes inconfessado, fica bem claro: demitir Alkatiri. Como queria a igreja, como queria o governo australiano, como queria a mulher, australiana de Xanana Gusmão, como queria o próprio Xanana.

Alkatiri pode até ter feito ou deixado fazer alguns disparates para não se deixar esmagar pela teia conspirativa, mas ela existiu desde o princípio. Só não vê quem não quiser ver

E a pergunta é: Acaso ama Timor, quem para conseguir este objectivo contribuiu para o cais instalado, para os incêndios, para a destruição, para as mortes em que o país se viu e vê mergulhado?

Ai Timor, Timor!

____________________________________________________


Veja também no meu outro blogue
http://escritosoutonais.blogspot.com
a nova crónica
“ERRO DE CASTING