ENQUANTO E NAO

domingo, abril 16, 2006

TÍTULOS E COMENTÁRIOS


Estado diminui apoio a deficientes
CM de 16-4-2006

Bolas, nem os deficientes escapam à fúria economicista deste governo !!!


Casamentos da net pouco duradouros
CM de 16-4-2006

Olha que admiração! Se os casamentos resultantes de longos namoros já pouco duram que se espera dos resultantes de um relacionamento virtual?

Lisboa apagou da memória o massacre de Judeus de há 500 anos
Quatro mil judeus foram mortos durante uma matança que durou 3 dias. A historiografia portuguesa quase ignora o sucedido
Publico de 16-4-2006

Foi no dia 19 de Abril de 1506. Com a igreja a abarrotar de fieis alguém se lembrou de dizer que o figura de Cristo num crucifixo estava irradiando raiosos de Luz. Milagre, gritou a multidão possuída do maior histerismo. Alguém, mais sensato esclareceu que não, quer era apenas um raio de sol, entrando por uma janela que fazia brilhar o metal de que a cruz era feita. Foi quanto bastou para desencadear a ira daquela gente, despedaçando de imediato a pobre criatura com a acusação de que era judeu ou cristão novo e prosseguido por toda a cidade a matança de tudo o que lhe parecesse judeu, fosse homem, mulher ou criança, novo ou velho, isto durante três dias.

Se juntarmos a estes quatro mil os muitos milhares de mortos que a inquisição produziu ao longo dos séculos da sua existência. podemos ter uma ideia do que foi o morticínio que, só em Portugal, se efectuou em nome de Cristo e com a bênção da Igreja Católica.

E é esta a civilização de que tanto nos orgulhamos?

A revolta dos Generais

Os militares pensam que a guerra está perdida e não querem carregar a culpa, como durante vinte anos carregaram a culpa do Vietname.

Este título e este preâmbulo são da crónica de Vasco Pulido Valente no Público de hoje, a propósito da exigência de vários generais americanos de que o Secretário da Defesa dos Estados Unidos, Rumsfeld, seja demitido por incompetência. Bush assume a sua defesa. Claro, a incompetência do seu Secretário de Estado é o reflexo da sua própria incompetência. Agora que a guerra está perdida para os americanos, isso é uma evidência..

A balda dos deputados
(…) convém no entanto que não sejamos cínicos. Os deputados são uns grandes baldas porque são portugueses, não porque são políticos.
Pedro Baldaia, JN de 15-4-2006

Ora aqui está uma grande verdade com a qual - eu que bastante zurzi os deputados faltosos - estou inteiramente de acordo. Por isso reafirmo mais uma vez a minha opinião. A política não tem nada de mal. A política é (deve ser, tem que ser) uma actividade nobre. Alguns políticos é que se portam mal e são baldeiros, para não desmerecerem do nosso carácter luso de baldeiros por excelência. Precisamos todos de nos educarmos. Mas todos.

____________________________________________________

Leia hoje, no meu blogue "Escritos Outonais"
http://escritosoutonais.blogspot.com
a nova crónica
ENCONTRO AZARADO
***
E TENHA UMA BOA PÁSCOA