ENQUANTO E NAO

quinta-feira, abril 06, 2006

CITAÇÕES e COMENTÁRIOS

A Constituição e o CDS

E 30 anos depois o CDS voltou a ficar sozinho...
Trinta anos passados sobre a aprovação da Constituição da República Portuguesa, o cenário repetiu-se: o CDS ficou ontem isolado nas críticas à Lei Fundamental, enaltecida pelas restantes bancadas.

DN de 6-4-06

Claro
, todos sabem que este partido, por benevolência do poderes instalados com a revolução de Abril, apesar da forte contestação popular (como o povo é sábio!) nasceu declaradamente contra contra esse mesmo 25 de Abril, nunca “digeriu” esta Constituição, nem as mudanças que ela estabeleceu a favor do povo e contra os privilégios das elites em que o CDS se revê. Continuam contra. Claro, é da sua natureza. Mas, coitados, já são tão poucos que em breve se extinguirão e a Constituição permanecerá. Assim nós queiramos.

________________________________________________

A Constituição e os jovens

Os deputados mais jovens apoiam sem reservas a Constituição
DN de 6-4-06

É consolador verificar que jovens, nascidos alguns depois da revolução dos cravos, tenham um entendimento tão justo do valor que esta constituição representa. Ainda há valores e os jovens são um esteio muito importante para a sua conservação
_________________________________________________

Puro cinismo


A propósitos da visita de Sócrates a Angola
(companhado de uma enorme comitiva de empresários), lê-se no editorial do DN de hoje:

(…) Entende-se, por isso, que da agenda do primeiro-ministro não constem as questões incómodas. O mundo, de resto, não está para aí virado. A integração da China na Organização Mundial do Comércio fez eclipsar as preocupações até aí existentes com os Direitos Humanos. A Rússia é tratada com toda a benevolência. E só alguns líricos ainda estão convencidos de que a invasão do Iraque teve alguma coisa a ver com a democracia.

Não é isto que eu digo aqui todos os dias? Democracia, o quê, liberdade de expressão o quê, direitos humanos o quê? Negócio, meus caros, negócios!
Todos o sabemos. Mas nem todos nos conformamos. Eu jamais me conformarei.
E sobretudo não venham com as bonitas palavras com que mascaram o cinismo das atitudes e enganam os tolos

__________________________________________
A crise

Empresas estão mais ricas e acumulam dinheiro na banca
As empresas portuguesas aumentaram os depósitos na banca comercial e de investimento nos últimos meses de 2005, de acordo com dados disponibilizados pelo sector bancário. No final do ano passado, as disponibilidades financeiras das firmas junto da banca nacional já totalizavam os 28,4 mil milhões de euros, cerca de 19% do PIB.
DN de 6-4-06

Este é mais um exemplo dos estranhos contornos da crise que nos aflige

__________________________________________________
Leia as historias do meu blogue
http://escritosoutonais.blogspot.com.
Não são datadas.
São para ler em qualquer altura e por qualquer ordem