ENQUANTO E NAO

segunda-feira, abril 03, 2006

ISTO É QUE VAI UMA CRISE !


Ontem, num pequeno café que frequento habitualmente aos fins de semana e nas férias, o proprietário que possui também um restaurante, confessou-me, muito desanimado que, provavelmente, terá de encerrar esta último, pois nos últimos meses tem vindo a perder clientela, dia após dia e que já não ganha para as despesas de manutenção. Fiquei muito admirado, pois se trata de uma casa onde, por vezes, era necessário aguardar pacientemente à porta, esperando que uma mesa vagasse.

Tenho passado por períodos difíceis nesta minha actividade, mas uma crise como esta, dizia o senhor, nunca atravessei. O que vale, retorqui, é que o senhor tem aí umas casitas que aluga que sempre o vão desenrascando. Qual o quê, tornou o desconsolado senhor, ultimamente ninguém paga, deixam atrasar as mensalidades e depois dão o fora sem pagar

Hoje, logo de manhã, estava no banho, e não consegui escutar em pormenor, mas deu para perceber que o tema de abertura da TSF era o endividamento dos portugueses.

Saio à rua, para ir ao barbeiro, e na paragem do autocarro estavam duas mulheres de meia idade a falar da crise. Uma delas, tinha trabalhado até há pouco tempo numa das setenta e tantas lojas de uma cooperativa de panificação, que nos últimos tempos tem vindo a encerrar lojas umas atrás das outras, restando-lhe apenas uma escassa meia dúzia.

Chego à barbearia, situada num modesto centro comercial e lá estava o mestre barbeiro a derramar melancólicas considerações sobre a crise, enquanto ia tosquiando as gaforinas do único e não menos melancólico cliente. Tive vontade de sair de imediato mas mal parecia e calhou-me a mim servir de muro das lamentações, já que outro cliente não havia. Que isto é uma porra, que até há pouco tempo cortava umas dúzias de cabelos por dia e agora tenho dias de cortar só dois ou três, que as lojas ao lado tem vindo todas a encerrar e o centro comercial está a ficar um deserto, isto já não dá a mecha pró sebo e qualquer dia fecho mas é esta merda e desarvoro daqui para fora!

O barbeiro, coitado, lá ficou, desta vez sozinho, a remoer as suas mágoas, ficando eu mais aliviado da trunfa, que já me tapava as orelhas, mas deprimido que nem um perú - se é que a expressão faz algum sentido.

Saio, compro o DN e lá está escarrapachado: “Pagamento de dividas já leva os portugueses a cortar nas compras”

Entro em casa e ouço a minha mulher a queixar-se que cada vez lhe sobeja mais mês e lhe escasseia o dinheiro, que está tudo pela hora da morte… que não sabe onde isto vai parar...

Pois, mas lá volto eu a dizer pela centésima milionésima vez: Então e a crise é só para os mais desfavorecidos e para a classe média? Então a gente não vê por aí tanto dinheiro a circular, tanto luxo, tanta ostentação, mais até do que alguma vez se tinha visto?


Não foi por acaso que os dez mil manifestantes que neste fim de semana desfilaram pelas ruas de Lisboa contra a política social do governo, tivessem como slogans mais significativos e mais insistentemente gritados o protesto contra o aumento do custo de vida e con tra o facto de a sua incidência recair só e sempre sobre os trabalhadores

Desta vez é que faz muito sentido o estribilho esquerdistas de alguns anos atrás. Nessa altura talvez fosse apenas folclore, mas hoje dá vontade de gritar: Que também os ricos que paguem a crise
___________________________________________

Leia também
O mês de Abril
em
http://escritosoutonais.blogspot.com

2 Comments:

  • Citando uma musica de umas tipas brasileiras que nem o nome sei: "... ... todo mundo já conhece, é que o de cima sobe e o debaixo desce...." e ta dito...a crise só é paga pelos pobres enquanto os ricos continuam cada vez mais ricos, cada vez com carros maiores e em festas badaladissimas que a comunicação adora social adora e dá uma importância como se disso dependesse a vida de todos nós.
    Nós não somos nada, ve-se pela maneira como se tratam os VIP'S do nosso país...vips, deixa-me rir.
    Vendo programas como o da manhã da sic onde a tertulia cor de rosa me deixa azul de tanto dispsrate... onde metem uns tantos pindéricos a dizer que sabem do que falam porque estiveram com o alvo da fofoca e têm provas de que a mituxinha não namora com o xuxuzinho pois são amigos intimos e a propria mãe da moça me confidenciou ao telefone, telefonema esse testemunahdo pelo meu colega tertuliano... ainda bem que ela tem provas e fala por dentro do assunto, é que uma coisa tão importante teria sempre de ser comprovada, ou não fosse eu deixar de dormir por causa disso...enfim
    abraço grande antónio.

    By Blogger Ricardo Pereira, at 04 abril, 2006 12:26  

  • É mesmo assim, grande Ricardo e este teu comentário só prova, como tu dizes, que cada um de nós é um e muitos,diversos e inesperados, outros.
    abr.

    By Blogger António Melenas, at 04 abril, 2006 14:34  

Enviar um comentário

<< Home