ENQUANTO E NAO

sexta-feira, abril 07, 2006

FUMAR OU NÃO FUMAR (onde e quando)


Governo proíbe tabaco em todos os locais públicos
O Governo prepara-se para avançar com uma lei que prevê a proibição total de fumar nos locais fechados. Dos restaurantes aos postos de trabalho, passando por bares, discotecas, estações de serviço ou caixas multibanco. A nova lei impede ainda a compra de cigarros por menores de 18 anos, quando até aqui esta regra se aplicava abaixo dos 16 anos.
DN de 7-4-06

Ora aqui está, em minha opinião ( aliás tudo que aqui escrevo é sempre “em minha opinião” – e Monsieur deLapalisse – não diria melhor) esta seria uma medida acertada deste Governo. E digo seria, porque como todas as leis deste país, duvido que esta venha a ser aprovada e, sendo aprovada, venha a ser cumprida ou, pelo menos que o seja integralmente, como acontece com a lei mais atenuada já existente e eu simplesmente não dou pela sua existência.

Logo, logo vão começar a ouvir-se as vozes fundamentalistas da liberdade total e a qualquer custo (já estou a ouvir, por exemplo a voz do Sousa Tavares, com o beicinho arrepanhado, a reclamar o direito inalienável que cada individuo tem de morrer como lhe apetecer, que o Estado não tem nada que interferir, que isso é um atentado à liberdade individual... e logo, logo também (se é que não começaram já) os lobies da indústria Tabaqueira vão começar a mexer os cordelinhos para que a Lei não saia ou, saindo, se revele totalmente ineficaz.

Descansem, pois os fumadores inveterados. Eles vão continuar a suicidar-se e a “suicidarem” os seus inocentes concidadãos não fumadores – que são, de certeza, muito mais numerosos, com as venenosas volutas de fumo que exalam com tão estudada elegância como irresponsável displicência.

No editorial do DN de hoje , Helena Garrido que apesar achar que existe uma violação dos direitos dos não fumadores, põe, contudo, algumas reservas às medidas agora anunciadas e pergunta: “há quanto tempo se fuma e há quão pouco tempo se ouve quem não fuma queixar-se”

Pois é, mas há quanto tempo, pergunto eu, se sabe que o tabaco mata? Até há relativamente pouco tempo falava-se vagamente dos eventuais perigos do tabaco. Mas agora esse perigo é certo, e toda a gente o sabe. O tabaco mata, mata que se farta e pode matar mesmo quem, não fumando, respira as baforadas dos que à sua volta usufruiem o seu inatácel "direito" de matar os outros.

Nestas circunstâncias o Estado não só pode, com tem obrigação de defender quem não está interessado em morrer por causa do prazer de outros – Prazer esse que não é tão inocente assim, pois as graves doenças que o tabaco provoca nos pulmões dos fumadores, antes que se cumpra o seu voluntário desiderato suicida custam muito, muito dinheiro ao resto dos cidadãos que nada têm a ver com o assunto.

Mas como disse, não acredito que esta lei venha a funcionar. Continuai pois a matar-vos e a matar-nos em nome da (vossa) sacrossanta liberdade individual
________________________________________
anedota
E para aliviar de toda esta fumarada, uma anedota que acba de me chegar e que aliás ilustra bem o meu post de ontem com o título cinismo

George W. Bush e Tony Blair estão num jantar na Casa Branca.Um dos convidados aproxima-se deles e pergunta-lhes:_ Sobre o que estão a conversar de forma tão animada?_Estamos a fazer planos para a terceira Guerra Mundial, diz Bush._ "Uau!", diz o convidado. E quais são esses planos?_ Vamos matar 14 milhões de muçulmanos e 1 dentista, responde Bush.O convidado parece confundido e pergunta: -_Um... dentista?!! Porque é que vão matar um dentista?Blair dá uma palmada nas costas de Bush e exclama:_Não te disse? Não te disse? Ninguém irá perguntar pelos muçulmanos !