ENQUANTO E NAO

segunda-feira, abril 17, 2006

MAIS TÍTULOS e COMENTÁRIOS


Carga fiscal com maior aumento desde 1999
DN de 17-4-06

È como digo. Para os que mais precisam de boas notícias não há uma da qual se diga benza-te-deus. Cada uma é pior do que a anterior Isto é que é uma sina !

Em contrapartida, há quem receba só notícias boas, como se vê pelo título a seguir


Bancos, advogados e consultores ganham muitos milhões com as OPA
DN de 17-4-06

Ah, pois, estas engenharias financeiras, com nomes que ninguém percebe, só servem para proporcionar lucros fabulosos a uns quantos. O Zé, esse, nunca ganha nada com isso Normalmente até perde.
Depois vêm falar-nos na na livre iniciativa. no mercado aberto…na livre concorrência... na igualdade de possibilidades de acesso à riqueza, e em toda essa panóplia de possibilidades que, de forma igual, o capitalismo oferece a todos os cidadãos.
O tanas é que oferece a todos. Essas possibilidades ou já nascem com o berço, ou resultam de manobras, falta de escrúpulos, tramóias (umas legais outras nem tanto) e engenharias como estas das OPA. O que é grave é que a maioria de nós acredita mesmo que tem a mesma possibilidade que esses privilegiados. Acredita e vive e morre (na miséria, claro) a acreditar que é tão igual quanto eles. E essa crença que eles alimentam e que os sustenta


Cientista político critica excesso de tecnocratas nos Governos.
DN de 17-4-06

Estou inteiramente de acordo. As pessoas babam-se de gozo e de esperança quando vêem um governo formado por tecnocratas (designadamente na área das finanças) pensando que, dessa maneira os seus problemas serão mais facilmente resolvidos. Claro que esta crença assenta na má imagem que os cidadãos têm da politica e dos políticos. Nada mais errado. Claro que um político desonesto não interessa a ninguém mas, par governar, é de longe preferível um político honesto do que um tecnocrata com iguais predicados morais. A visão política é muito mais eficaz e abrangente do que a fria e parcial análise do tecnocrata. Estes servem para aconselhar os primeiros, mas são aqueles que estão em condições de tomar a decisão política mais adequada ao país e aos cidadãos.
Não era Salazar considerado um grande especialista em finanças? Pois foi o que se viu
Não é Cavaco Silva considerado um grande especialista em finanças? Foi o que se viu.

A política é para os políticos. Assim eles sejam honests e cultivem ideais. Eu, não me canso de o dizer, considero a política uma actividade nobre. E é por isso que sou (e todos devemos ser) tão exigente em relação aos políticos.
______________________________________________________


Leia a nova crónica
"ENCONTRO AZARADO,
no meu outro blogue
http://escritosoutonais.blogspot.com