ENQUANTO E NAO

terça-feira, março 07, 2006

DOS JORNAIS

Nota prévia:
Peço desculpa a quem visitou este "post" até às 18 horas de hoje. O texto sobre o aumento das taxas moderadoras aparecia lamentavelmente truncado
________________________________________________
"A economia está estagnada, há mais desemprego e desigualdade"
.
Numa longa intervenção, perante cerca de três mil militantes reunidos no complexo municipal de desportos de Almada, Jerónimo de Sousa fez um balanço arrasador do primeiro ano de actividade do actual Executivo socialista. "Hoje a economia está estagnada, há mais desemprego, mais desigualdades sociais, mais pobreza", declarou Jerónimo, acusando Sócrates de "subordinação às estratégias e aos interesses dos grandes grupos económicos e financeiros", enquanto fecha os olhos aos "obscenos lucros da banca".
DN de 5-3-2006


E não é verdade? Factos são factos e nós constatamo-los no dia a dia.
___________________________________________________

Taxas mais caras em Abril com urgências penalizadas”
DN. De 7-03-06

Nem de propósito, cá está um facto. Este governo socialista (eu disse socialista?) já o tinha ameaçado e parece empenhado em subverter o espírito do Serviço Nacional de Saúde “tendencialmente universal e gratuito”, como manda a Constituição. Este governo (disse socialista, não foi?) deve reger-se por dicionário de antónimos. Só pode ser. Assim, de facadinha em facadinha, vai subvertendo o espírito e a letra do SNS até que dele reste apenas a lembrança e uma eterna saudade, como nas lápides dos cemitérios.
E eu que, a princípio, até apostei na capacidade de Sócrates para resolver alguns dos problemas de que a sociedade portuguesa enferma e que outros antes dele não se tinham atrevido a enfrentar! Ele era corajoso, obstinado, como demonstrou no caso das cimenteiras… afinal, agora, como primeiro ministro, só se revela obstinado em nos retirar o pouco que tínhamos. Assim, vá lá ser obstinado p’ròs quintos dos infernos!!!
______________________________________________

O retrato de Sampaio que teve várias versões”
DN. De 7-03-06

No mesmo DN figuram dois retratos ambos da autoria da Paula Rego.Pois salta à vista que o que foi rejeitado é muito mais interessante e tem mais dignidade do que o escolhido. Neste, o Presidente parece um borgeço (coisa que ele não é, nem pouco mais ou menos) com as mãos hirtas nos joelhos com ar de um campónio, que vem à cidade pela primeira vez (talvez à inspecção para a tropa) e aguarda, inquieto, que o chamem para uma qualquer entrevista. De longe que o retrato rejeitado é melhor que este.Haja alguém, de fora, que tenha a coragem de dizer que o rei vai nu.
É que eu gosto, mesmo, deste Presidente. Se não gostasse, que se lixasse o retrato!
___________________________________________________
Administração da PT declara guerra à Sonae”

DN. De 7-03-06

Boa, boa. Pode ser que da guerra deles alguma coisa lucrem os consumidores. »Apetece-me citar a propósito o título de um famoso romance de Jorge Reis “Matai-vos uns aos outros”. Os mais velhos lembram-se se bem de Jorge Reis o jornalista de Vila Franca de Xira cuja voz bem característica nos dava as notícias de Paris, onde residia, através do “Jornal de Actualidades” que corria sempre nos cinemas antes da projecção do filme do dia. Digo pois, como ele: Matai-vos uns outros, vós que tanto e tão elegremente nos esfolais.
___________________________________________________

Veja também o meu outro blogue: ESCRITOS OUTONAIS
http://escritosoutonais.blogspot.com
Leia a crónica ESTRANHA CONTABILIDADE

2 Comments:

  • hey hey António... vai fazendo mais isto que eu, como não leio jornais vou-me mantendo informado desta maneira...
    isto a malta já so se mete na net, nos blogs nos chats e tudo mais depois ker-se intruir e já não sobre energia...tá mal eu sei... passa no blog, ta tb actualizado.
    Um abraço. Ricardo.

    By Blogger Ricardo Pereira, at 07 março, 2006 17:53  

  • Vim cá ver o texto trocado e aproveito para te agradecer o que escreves-te no meu blog, gostei de saber que escrevo com elegância... é um bonito adjectivo e é sempre bom vermos algo que gostamos de fazer enaltecido por alguém.
    De facto a minha escrita é diferente, o conteúdo também o é. É típico das pessoas da minha geração que ainda sonham muito e tem ideias utópicas sobre as coisas... no entanto, este Ricardo é o Ricardo desarmado que se apresenta para todos os amigos e as pessoas que queiram ler, é "a verdadeira essência do meu ser". Mas este é apenas um dos muitos Ricardos que prefazem “o meu todo” e que andam comigo. Um deles é o Ricardo mais maduro e realista que gosta muito do teu blog, da tua lucidez e da maneira fresca e ligeira (quando necessária) como escreves as coisas.
    Já passas-te por muito mais que eu, és bem mas experiente que eu e isso nota-se na tua maneira de escrever da qual sou apreciador, para que não restem dúvidas...
    Diversity is Beautiful como tu próprio escreves-te num comment ao meu blog. Continua com as entrys para a malta se ir informando. Grande abraço. Ricardo.

    By Blogger Ricardo Pereira, at 07 março, 2006 20:36  

Enviar um comentário

<< Home