ENQUANTO E NAO

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

DIVERSOS

Loretta King

Com 78 anos de idade faleceu ontem Loretta King víuva e companheira de luta do pelos direitos dos negros do activista Luther King assasinado às mãos da intolerância de grupos racistas e fascistas dos Estados unidos em 4 de Abril de 1968.
Koretta King foi uma das primeiras mulheres a estudar numa universidade do Alabama e nunca mais deixou de acompanhar o seu marido e para além da sua morte na luta pela igualdade de direitos entre brancos e negros. Para apoio dessa luta Fundou e dirigiu até agora o Centro Martin Luhther King..
__________

O Programa nuclear do Irão

Anda toda a gente muito preocupada com o programa nuclear do Irão. E acho bem que ande. Mas a verdade é que todas as grandes potências ocidentais possuem programas nucleares e memo farta armazenagem de armas nucleares. Será que esses programas e essas armas são santificadas e só as das pequenas e médias potências são maléficas? Nunca percebi bem esta dualidade de critérios que permitiu mesmo aos Estados Unidos, perante a passividade da maior parte de todos os outros, destruir um terceiro, perante a simples suspeita – infundada como se provou – de possuir armas que eles próprios possuem em larga abundância.
Tal entendimento escapa à minha capacidade de percepção. Não devo pertencer a este planeta, certamente.
__________

O caso Eurominas

Como querem estes políticos que os respeitem se as suas acções não os dignificam e à légua se pressente, em cada uma delas o cheiro nauseante da corrupção, do amiguismo militante?
Então é decidido por um Governo (o de Cavaco Silva, por sinal)que a expropriação dos terrenos de uma fábrica daquela empresa se processe sem direito a qualquer indemnização. A empresa recorre e o Tribunal determina o pagamento de uma indemnização de 12 milhões de Euros. O governo Socialista contesta essa sentença e no entanto acaba por sancionar o pagamento na altura exacta em que a empresa Eurominas era representada pelo escritório dos advogados e dirigentes socialistas José Lamego, António Vitorino e Alberto Costa. Agora, o actual Governo PS entende que o assunto está morto e enterrado e recusa-se simplesmente a discuti-lo
Quantas vezes já vimos este filme? E quantas mais vezes teremos de voltar a vê-lo!
Onde está a vergonha desta gente? Mais uma vez me socorro da frequente pilhéria do meu saudoso amigo e camarada ferroviário Mário Mateus: E não há um sacana de um polícia que veja isto? Ai, Mário, Mário, cá por baixo só mudaram as moscas.
__________

Citação

O Hamas ganhou as eleições com maioria asolut(íssima). São legítimos representantes do povo palestiniano. No entanto os EUA e Israel rcusam-no como “interlocutor”. Algumas dúvidas: Quem tem legitimidade para escolher os representantes palestinianos – o ”interlocutor” ou o povo palestiniano? Devem os palestinianos votar tantas vezes até que “acertem” nos representantes “certos” do ponto de vista dos outros? Poderão os palestinianos recusar como interlocutor o Governo que vier a ser escolhido pelos israelitas nas próximas eleições? (…) Não há aqui um problema de assimetria? "
Eduardo Maia Costa (DN - 1-2-2006)

É tão claro, não é? Até mete raiva verificar que há quem não pense assim.
Imagine-se que alguma grande potência se lembrasse de considerar que não negociava com o Governo PS por não o achar interlocutor do seu agrado. Era só o que faltava. Gostemos ou não, o Governo PS foi aquele em quem votou a maioria do povo Português e este não admitiria que alguém de fora lhe viesse dizer que não aceitava este interlocutor.
__________


Eleições Presidenciais- Resultados definitivos

Já que apresentei na noite das eleições presidências os resultados totais na altura, cumpre-me agora deixar aqui registados os resultados definitivos:

Cavaco Silva: 50,54
Manuel Alegre 20,74
Mário Soares 14,31
Jerónimo de Sousa 8,64
Francisco Louça 5,32
Garcia Pereira 0,44
Total de votos: 5.590.132