ENQUANTO E NAO

sexta-feira, janeiro 27, 2006

MOZART e Outros Assuntos


Mozart

Seria impensável que no dia em que se celebram os 250 anos do nascimento deste imenso génio da música, a efeméride passasse despercebida neste meu blogue que entendi criar como uma espécie de diário, onde vou anotando os acontecimentos que considero essenciais da cada dia que passa e as pessoalíssimas reflexões que os mesmos me suscitam. O que pensariam de mim os meus descendentes se no meu Diário silenciasse a passagem de uma data como esta?

Aqui fica, pois, a minha homenagem ao génio criador desta imortal figura, património da humanidade. Nem uma palavra acerca da sua vida e da sua obra. São por demais conhecidas. A homenagem apenas.

O Hamas

Tal como eu próprio antevi - quando os órgãos de informação davam a Fatah como vencedora – foi o Hamas que ganhou as eleições legislativas na Palestina. Por uma margem bastante maior, aliás de tudo quanto se pudesse imaginar. Foram eleições limpas e credíveis e são resultado da vontade da maioria do povo palestiniano. No entanto, os americanos e as democracias ocidentais já começaram a torcer o nariz, Só espero que não façam o mesmo que fizeram na Argélia a alguns anos atrás. Lembram-se? O movimento integrista FIS (julgo que era esta a sigla) ganhou com larga maioria as eleições para o parlamento argelino, os americanos não gostaram e as eleições foram pura e simplesmente anuladas. Pois é, a democracia é uma coisa muito bonita se nos favorece; se não nos favorece, liquida-se (estou a falar, claro pela boca dos americanos e outros democratas). O resultado, como todos devem estar lembrados, foi a Argélia ter mergulhado num banho de sangue durante anos e anos.

Não seria mais avisado os americanos e as democracias ocidentais interrogarem-se sobre os motivos que levam a que, naquela região, as populações optem por escolherem governantes mais radicais? A ocupação do Iraque e as humilhações à nação árabe não terão nada a ver com isto?

E se esses democratas todos se limitassem a respeitar a vontade do povo palestiniano e aguardassem, democraticamente, a evolução dos acontecimentos? Até porque, isto aqui entre nós, os tapetes do poder têm, muitas vezes o condão de amaciar, como por magia, a sola das botas de muitos furibundos radicais..

Já vi tanta coisa!