ENQUANTO E NAO

quarta-feira, agosto 08, 2007

AS INSTÂNCIAS DO DINHEIRO . Baptista-Bastos


Falhei a da semana passada, mas não vou falhar esta. Aqui vos deixo a deliciosa crónica de Baptista-Bastos no DN de hoje:

AS INSTÂNCIAS DO DINHEIRO
B
aptista-Bastos

A pátria ditosa, iletrada e abúlica, foi instigada à curiosidade por uma luta de galos, cuja natureza naturalmente
l
he escapa. O assunto que divide os dois grandes dirigentes do Millenium BCP é, acaso, arrebatador mas, claramente, nada original. Um deseja modificar; o outro nega a mudança. Não têm semelhanças com as personagens do Rei Lear; são projecções de Lisboa em Camisa. E a assembleia geral no Porto foi disso testemunho, com avaria cibernética e tudo.

Há uns tempos, Belmiro de Azevedo tornou corriqueiro um acrónimo invulgar para o trânsito corrente das nossas elementares urgências: "opa". O singular vocábulo dominou as conversas de todas as quintas-feiras. Nos outros dias da semana o futebol foi dominante. No entanto, regressou à flor do entendimento quando o loquaz comendador Berardo aplicou o termo às ideias que manifestou sobre o Benfica.

Até então, opa era um modesto substantivo. Significava capa sem mangas, muito própria para uso de membros de confrarias ou de irmandades. Passou a ser uma palavra poderosa, profusa e inquietante. O leve mistério que lhe subjaz foi esclarecido pelas televisões, pelas rádios e pelos jornais. Podemos ser iletrados; porém, destas "opas", ficámos entendidos.

Quando o BCP lançou uma, sobre o BPI, julgávamos estar na posse de todos os segredos. Não estávamos. Aliás, nunca estamos. No universo do dinheiro as coisas passam-se entre mutismos. Teilhard de Chardin doutrinou: "Mesmo na cruz, Cristo não disse tudo." O dr. Ulrich, apesar de exteriormente muito tenso e, ao que consta, intempestivo em demasia, levou a sua avante. E os graves e solenes eng. Jardim Gonçalves e dr. Paulo Teixeira Pinto, irmãos de congregação, de terço e de novena, desavieram-se. Na luta pelo poder não há lealdades irredutíveis nem lembranças queridas. Quando Joe Berardo fala dos 40 guarda-costas que protegem Jardim Gonçalves de perigos medonhos, e de aviões particulares ao serviço de amigos do fundador do BCP, começamos a imaginar uma instância de direitos, fronteiras, mapas e mitologias que escapam ao nosso modesto mundo.

O poder da televisão foi, de novo, concludente. As horas, as emissões e os muitos programas consagrados à "crise" no BCP transferiram os interesses do português comum para a bisbilhotice do que iria acontecer entre dois homens poderosos, membros de uma congregação secreta. Nenhum português fora do cenáculo apoiava um, em detrimento do outro. A questão é mais simples do que transparece. Afinal, este assunto não nos diz respeito: é lá com eles. E, como é lá com eles, tudo voltará a ser como dantes, com delicadas alterações.

escritor e jornalista
b.bastos@netcabo.pt

E que tal isto não vos lembra nada? Pois a mim faz-me lembrar as lutas entre gangs em Chicago, no tempo de All Capone, para domínio dos bairros. Só que mais sofisticada, sem tiros (até ver), mas também com menos coragem


1 Comments:

  • Caro Melenas,
    Até nas nossas Mafias não existe coragem! É tudo encapotado.
    Obrigado por teres trazido mais uma crónica deste grande Senhor da literatura, Baptista Bastos.

    Tenho estado um pouco arredado das minhas lides por afazeres alheios.
    Em breve voltarei.

    Para ti um grande abraço e muita saude são desejos do Pepe.

    By Blogger Pepe Luigi, at 09 agosto, 2007 21:35  

Enviar um comentário

<< Home