ENQUANTO E NAO

terça-feira, outubro 10, 2006

DOIS CASOS ACTUAIS

Os Colarinhos Brancos

Toda a gente agora se mostra muito empenhado no combate à corrupção como se isso fosse uma novidade descoberta muito oportunamente pelo actual presidente da Republica. Só que esse empenhamento é só da boca para fora. Tanto assim é que o Pacto da Justiça cozinhado pelo partido Governo e pelo PSD isenta da medida de prisão preventiva os chamados “crimes de colarinho branco”, É uma grande anedota!

Então não são precisamente os “Colarinhos brancos” os maiores prevaricadores em crimes de corrupção, os que têm mais oportunidade de os cometer e aqueles que mais mossa fazem à sociedade em geral. Como é que o cidadão comum pode acreditar nesta malta?

Bem tenta o João Cravinho fazer aprovar um projectoconcreto de luta contra a corrupção, mas até agora os seus pares do PS e do Governo têm feito ouvidos de mercadores a tal proposta. Todos estamos lembrados, aliás que já existiu uma Alta Autoridade contra a a Corrupção” dirigida por Costa Brás e que quando este pediu os meios para exercer o seu cargo com eficácia o PS e o PSD (era então Primeiro Ministro o prof. Cavaco Silva) optaram simplesmente pela extinção do cargo, mandado o combate à corrupção às ortigas.

No caso presente, o barómetro da intenções do Governo e do seu parceiro no Pacto da Justiça vai ser a aceitação, ou não, do Projecto de João Cravinho.
Veremos que irão eles fazer.

________________________________________

Coreia do Norte - a experência nuclear

Ignorando avisos advertências e ameaças a Coreia do norte efectuou o seu teste nuclear, conforme, na data exacta em tinha prometido.

Está tudo muito preocupado com tal acontecimento. Eu também.. Mais um detentor de armas nucleares, mais um perigo para humanidade. Devo confessar contudo que não estou mais preocupado com o facto de a Coreia as possuir do que o facto de as possuírem igualmente os Estados Unidos, a França, A Inglaterra, a Alemanha, a Rússia, a China, a Índia, o Paquistão, Israel. Quem nos garante que as bombas do senhor Bush sejam menos perigosas que as do senhor Kim Jong-Il. Para já são tão ridículos, emproados e perigosos um quanto o outro, com a diferença que o primeiro é especialista em agressões a outros povos e o segundo até à data, nunca o fez. E a anedota de Israel outro agressor notório e contumaz, possuidor de armas nucleares, a gritar que é esta experiencia levada a cabo pela Coreia da Coreia “é uma provocação”?!!!

.Não é preciso ter lata?

É caso para nos preocuparmos todos, sim, e muito, mas não pelo facto de mais um pais ceder à posse de armamento nuclear. É caso para exigirmos que se chegue a acordo para que todos os países que o possuem resolvam, pura e simplesmente, com as necessárias condições de segurança, desfazer-se do que possuem e renunciar ao fabrico de qualquer outro de igual cariz.

Recordo aqui o que já referi noutro “post” anterior: Porque razão o Governo do Sr Bush invadiu o Iraque por alegadamente possuir armamento nuclear, sabendo que não era verdade e neste caso se limita a ficar preocupado?. É que no primeiro caso,atreveu-se, precisamente porque sabia que tal armaneto não existia e aqui, que sabe que existe, funciona o provérbio popular de que “quem tem cu tem medo”

E eu digo:

ABANDONO ABSOLUTO IMEDIATO e FISCALIZADO DE ARMAMENTO NUCLEAR POR PARTE DE QUALQUER PAÍS DO MUNDO QUE O POSSUA


====================================

Veja também
DIÁRIO DE UM VAGABUNDO
em
http://escritosoutonais.blogspot.com