ENQUANTO E NAO

terça-feira, agosto 15, 2006

GUERRAS…Esta acabou (?) qual a que segue?

A Guerra (acabou?)

Por força da pressão internacional terminou, ao fim de 34 dias, a estúpida guerra contra o Líbano. As guerras são todas estúpidas, mas esta abusou. Normalmente há um vencedor e um derrotado, sendo que ambos na prática sofrem prejuízos incalculáveis. Aqui, os prejuízos são imensos e nem sequer houve um vencedor e se houve, pelo menos moralmente, foi o considerado mais fraco dos contendores.

Quem perdeu absolutamente foi a população civil. Essa perde sempre. No Líbano, morrerem, pelo menos 1084 civis e quatro observadores da ONU e ficaram feridos cerca de 4.ooo. Em Israel morreram 41 civis ficaram feridos 585. Quando se trata de matar, Israel vai sempre à frente, de uma forma imensamente desproporcional.

Deslocados, de ambos os lados são cerca de um milhão, sobretudo no Líbano.

As destruições, sobretudo no Líbano, são impressionantes: 29 Infra-estruturas vitais, como aeroportos e portos foram destruídas ou danificadas: O mesmo aconteceu a mais de 630 Kms de estradas e a 145 pontes, 7.000 habitações, 900 fábricas, lojas, quintas e mercados.

Tudo isto para quê? O motivo alegado era libertar os dois soldados israelitas, não era? No entanto eles continuam nas mãos dos raptores. Aliás Israel não tem moral para desencadear uma guerra por dois soldados raptados, quando o seu governo é um raptor compulsivo. Mantém raptados centenas de palestinianos, entre os quais metade dos membros do parlamento palestiniano, ameaçou diversas vezes raptar e mesmo assassinar o Presidente da autoridade palestiniana Yasser Arafat, que manteve cercado, como prisioneiro, durante largos meses. Que moral tem, pois?

Mas nesta guerra (como em todas) houve alguém que ganhou. Foram os fabricantes e vendedores de armamentos, à frente dos quais se destaca, todos sabem, a entourage política e governativa da administração Bush.

Quem tiver ouvidos para ouvir que ouça!_
____________________________________________

Aliás a desculpa do rapto dos soldados para justificar a guerra é uma grande treta. Como, a confirmar o que qualquer pessoa mediamente inteligente podia suspeitar,se prova com a leitura da local do DN de ontem que a seguir reproduzo

Estados Unidos terão ajudado Israel a planear ofensiva

A Administração americana participou na planificação das operações militares israelitas contra o Hezbollah, antes mesmo do sequestro dos dois soldados do Estado hebraico pelo grupo xiita libanês, noticiou ontem a revista americana New Yorker, Segundo Seymour Hersti, vencedor do prémio Pulitzer pela denúncia do escândalo de torturas em Abu Ghraib, o Presidente dos EUA, George W. Bush, e o seu vice, Dick Cheney, estavam convencidos de que uma campanha contra o Hezbollah podia diminuir as preocupações do Estado hebraico com a sua segurança e funcionar como preparação para um ataque preventivo contra as instalações nucleares do irão. Citando um perito em assuntos do Médio Oriente, Hersh explica que Telavive tinha um plano para atacar a milícia xiita muito antes do sequestro de dote dos seus militares, a 12 de Julho, e tinha comunicado as suas intenções aos responsáveis americanos, De acordo com esse perito, Washington tinha uma boa razão para apoiar essa campanha: uma eventual operação militar contra as instalações nucleares do Irão passaria pela destruição das armas do Hezbollah, para evitar que fossem usadas numa eventual resposta contra Israel.

______________________________________________

Veja também o meu outro blogue
http://escritosoutonais.blogspot.com