ENQUANTO E NAO

terça-feira, fevereiro 14, 2006

O DIA DOS NAMORADOS

Vejam que lindo!

O que a sociedade de consumo inventa para aliviar a bolsa dos pacóvios que somos a maioria de nós! com estas merdices nos embalam, nos dão a impressão de sermos felizes, de que o amor está aí à nossa espera, à mão de semear. Como um sabonete , uma pastilha elástica, um gelado fresquinho...
É mais um produto que os americano inventaram, tal como os jeans, a coca-cola e o fast-food, e exportam para todo o mundo, com lucros fabulosos-
São milhões e milhões os postais que se vendem neste dia, além das toneladas de flores, e penduricalhos e berloques e milhares de outras inutilidades.

E que tem isto a ver com a nossa cultura portuguesa ou europeia? Nada, absolutamente nada. São Valentim é um santo obscuro que nem sequer está ligado a histórias de namorados como o nosso Santo António, por exemplo. Lembraram-se do São Valentim como se poderiam lembrar de outro qualquer ou de um calhau, que fosse.

Também isto faz agora parte da nossa liberdade de expressão, que sendo um bem estimável, os nossos bem pensantes resolveram erigir em bezerro de ouro - ídolo perante o qual se prostram sem condições, e exigem que todo os viventes terráqueos e quiçá de outras galáxias, se curvem, reverentes e obrigados.

Bem fazem os povos árabes que recusam este tipo de macacada.

3 Comments:

  • Ai António... os norte-americanos conseguiram estragar-nos os dias dos namorados, os dias das mães e dos pais, bem como, o Natal com esta verdadeira psicose da economia de mercado, onde tudo se compra e tudo se vende. Mas, quero só dizer-lhe que o seu blogue já chegou à vizinha Espanha onde na Estremadura há muitos espanhóis a quererem aprender português, pelo que tomámos a liberdade de divulgar a sua existência. Se desejar vá ver o blogue deles appex. blogsopt.com pois pode lá deixar comentários em português.
    Abraços

    By Blogger Cantar ao Sol e à Lua, at 14 fevereiro, 2006 15:44  

  • Olá António, espero que não te importes que te trate por tu... mas depois daquilo que leio no blog e de ver que andas nestas lides de internet como a malta nova acho que não faria sentido vir para aqui com salamaleques.
    Sou o Ricardo e, por intermédio de uma amiga minha, descobri o "enquanto e nao" e adorei.
    Embora o meu blog tenha um conteúdo diferente do teu é sempre bom ter oportunidade de ver ideias diferentes e textos diferentes dos nossos, se fosse tudo igual não tinha graça nenhuma.
    Já venho aqui faz um tempinho mas (preguiça, pura e descarada preguiça) nunca tinha deixado nenhum comentário, no entanto surge esta tua entry que foi a ocasião perfeita para o fazer.
    Ontem estava a tentar escrever alguma coisa sobre o dia dos namorados mas não me saía nada e tu conseguiste captar exactamente aquilo que sentia em relação a todos estes festejos mas não me consegui expressar.
    Continua com este belíssimo trabalho.
    Um abraço. Ricardo

    By Blogger Ricardo Pereira, at 14 fevereiro, 2006 20:36  

  • Fiquei hoje a conhecer o blog e gostei. Voltarei mais vezes.Vou colocar um link no "Fervendo".
    Agora envio uma parte de uma notícia do JN que tem a ver com este tema( http://jn.sapo.pt/2006/02/14/etcetera/o_negocio_amor.html )"Por toda a Índia, com particular predominância nas regiões onde o peso da religião se faz sentir de forma mais notória, os radicais hindus prometem tornar o dia de hoje, no mínimo, problemático para os que pretendem assinalar a data no estado de Jharkhand, homens armados vão patrulhar as ruas e asseguram mesmo que irão obrigar todos os casais que troquem carícias em públicos a contrair matrimónio."

    By Anonymous Anónimo, at 14 fevereiro, 2006 23:53  

Enviar um comentário

<< Home