ENQUANTO E NAO

quinta-feira, setembro 07, 2006

DESGRAÇAS DO FUTEBOL, "TERRORISMO" E PROFESSORES

O Caso Mateus

A massa associativa do Gil Vicente reune-se hoje em Assembleia-Geral, para decidir se se curva aos ditames da toda poderosa e majestática FIFA ou se resolve enfrenta-la, com todos os alegados inconvenientes que dai podem resultar para o futebol português.
Aqui para nós - que ninguém nos ouve, excepto o reduzido número de pessoas que se dão ao trabalho de passarem os olhos pelos meus modestos escritos – torço para que os gilistas e os barcelenses em geral tomem a corajosa decisão de enfrentar a prepotente multinacional do negócio chorudo que é o (pouco recomendável) mundo do futebol. As normas da FIFA não podem sobrepor-se às decisões de um Tribunal nacional.
Ah, mas assim Portugal fica impedido de participar este ano em competições internacionais. Pois que fique. Não se perde grande coisa. Depois de toda esta tralha do “apito dourado” e outras sujeiras, até era um acto de benenerância e saúde pública encerrar o futebol pátrio para obras durante pelo menos três anos.
E se noutros países outros clubes resolverem tomar posições idênticas às que, espero, o Gil Vicente vai tomar, a FIFA vai aprender e ser menos prepotente nas relações com as federações e os Estados de cada nação.
____________________________________________________

As FARC

As FARC (Forças Armadas revolucionárias da Colômbia) são um movimento armado que há mais de trinta anos luta contra a corrupção generalizada dos sucessivos governos que têm desgovernado aquele país, e pela implantação de um regime independente da submissão cega aos interesses do imperialismo americano. Trata-se, pois de um movimento de libertação como tem havido outros ao longo da história, como foi por exemplo a guerrilha sandinista, que acabou por triunfar na vizinha Nicarágua, para não ir mais longe.
Ora, ultimamente, aproveitando a boleia do antiterrorismo militante a qualquer preço, entenderam alguns espertalhões, à frente dos quais se situa o Sr. Bush apelidar de terrorista todo e qualquer movimento que lute por uma causa.. são terroristas os palestinianos que lutam pela criação do seu Estado, do Estado a que têm direito são terroristas todos os movimentos que de armas na mão lutem por governos justos nos seus países. Por este critério nunca a Fretilin poderia ter lutado conta a Indonésia, nunca os movimentos guerrilheiros africanos lograriam obter a sua independência.

Pois a União Europeia, ao fim de todos estes anos de existência das FARC, decidiu, vá lá saber-se porquê - pois nada mudou nos métodos e propósitos deste movimento – que,a partir de Maio do corrente ano, ele passavam à categoria de terrorista. E esta? Eles acham, tá achado, prontos.

Daí o “escândalo”, que os direitinhas cá do sítio vão explorar até ao tutano de o PCP ter convidado a participar com um stand na “cidade internacional” da Festa do Avante a revista “Resistência”o órgão informativo daquele movimento, tal como na Festa do Humanité, em Paris e de outras festas similares em vários países da Europa, figurava o Avante, órgão do então ilegalizado Partido Comunista Português.

E se estes gajos se preocupassem com coisas sérias, como o desemprego que grassa na Europa, por exemplo?!

_________________________________________________

As “mordomias” dos professores

Vale a pena ler e divulgar a carta de uma leitora do DN de hoje, que abaixo transcrevo

0 grito de uma sem-terra

Chamo-me Maria Eugenia Rodrigues de Sampaio e Melo, sou professora do Quadro da Zona Pedagógica de Bragança, com 26 anos de serviço completados em 22 de Janeiro de 2006... Fui apunhalada pelas costas! Durante anos a fio calcorreei a pé a boleia, de carro, de comboio as escolas do distrito... 26 anos! Neste momento a minha vida é um deserto onde o próximo poço com água, a escola onde fui colocada, se situa a cento e muitos quilómetros da minha casa...
Sou professora, mãe, esposa e uma cida­dã exemplar, pois tenho cumprido com brio e uma dedicação extrema a profissão que abracei com ânimo. O País deve-me muito mais do que me paga. É com um brilhozinho nos olhos que recebo em minha casa os meus antigos alunos, já homens e mulheres com filhos... (...) Hoje, estou desiludida e farta deste País que nada me dá em troca.
Como prémio pela minha dedicação, nunca tive possibilidades de gozar as minhas férias como qualquer funcionário o
faz, com a tranquilidade que me permitisse "descansar": Onde será que vou "parar" no próximo ano? (...) O ambiente familiar sempre dependente da sentença (colocação) que me seria imputada pelos meus crimes...
Agora, a sentença está ditada e a pena pelos meus crimes foi o desterro a cento e muitos quilómetros durante três anos sem poder apelar a qualquer instância. (...)
Será que me condenaram por ser profes­sora do l.Q ciclo, uma das que nada fazem, ganham bem e estão de férias todo o ano? As dezenas de escolas, as centenas de alunos que sempre amei poderão responder por mim. (...) Será que o juiz que me condenou e lavrou em acta a sentença sabe ou saberá um dia quantas cabeças cheias de piolhos lavei? Quantos quilómetros de unhas sujas e imundas cortei, quantos livros para os meus alunos comprei do meu bolso... quantos alunos trouxe ao médico no meu carro e voltei a levar à aldeia fora de horas?
Não fui só professora, fui médica, enfermeira, conselheira, amiga, jardineira
de espaços degradados, palhaço, técnica de informática, por vezes... muitas vezes mãe e confidente dos meus alunos. (...)
Estou cansada de fazer sofrer ano após ano a minha família, de a ter abandonado quando mais precisaram de mim e de ser humilhada na comunicação social e pelos "mandantes" deste país.
Com que forças, com que motivação vou enfrentar os meus alunos se... estou doente, triste, amargurada e desiludida com tudo e todos? Peço uma explicação, uma justificação para o pesadelo que estou a viver, eu e a minha família. Quero acordar um dia e ver que o sol brilha para mim também, que voltei a ser um ser humano respeitado e com direitos e que valeu a pena ter dedicado uma vida à minha profissão.
Cem quilómetros de estrada em Lisboa não são cem quilómetros de estrada em Bragança. Não sou uma criminosa sou professora do l.Q ciclo!

Maria Eugenia Rodrigues de Sampaio e Melo Professora do l.fi cicio

_______________________________________________________________________


Leia também A RAINHA DE SABÁ
(tem bolinha no canto superior direito)
no meu outro blogue