ENQUANTO E NAO

domingo, novembro 05, 2006

FEITA JUSTIÇA. SERÁ?


Saddam Hussein Condenado à morte por enforcamento
O antigo presidente iraquiano Saddam Hussein foi hoje condenado à morte por enforcamento pelo Tribunal Especial que julgou o massacre de 148 civis na localidade xiita de Dujail, em 1982

Pronto este já está arrumado (estará?) e não tenho nada a objectar. Mas então e os outros? Quem era que, em 1982, ano a que se refere o crime pelo qual foi ele julgado, lhe vendia as armas com que cometia estes desvarios? E quem eram os seus aliados na guerra contra o Irão? Não eram os americanos? Acaso os americanos se incomodaram alguma coisa com o crime de que agora o acusam? Ele, tomado de raiva pelo atentado de que fora objecto (os ditadores são assim) terá mandado executar os civis a que se refere a acusação, Mas e as centenas de milhares de civis mortos que a injusta e desnecessária invasão do Iraque, por parte do Sr Bush, causou? Esses não eram seres humanos? E o crime de ter transformado um pais relativamente calmo num campo de ruínas, onde nunca mais houve paz nem tranquilidade? esse não tem autor? E o crime de, arrogantemente, se eximir aos compromissos do acordo de Kioto, contribuindo para a degradação das condições de habitabilidade deste planeta que o nosso, quem o julga? E o crime de apoiar todos os ditadores deste mundo, quando isso convém aos interesses dos EUA, quem o pune? Hoje mesmo, os jornais noticiam, que - depois de durante anos e anos terem ajudado a manter a tirania da família Somosa na Nicarágua, e depois de terem subsidiado, numa guerra de que resultaram mais de trinta mil mortos, os “ultras” que derrubaram o governo popular de Daniel Ortega - os EUA ameaçam agora retirar todo o apoio monetário ao Governo daquele País se o dito Daniel Ortega ganhar, como é muito provável, as eleições que hoje se disputam.

Não sei se se fez justiça, ou não, hoje em Bagdad, mas sei que ela só será completa, quando o senhor Bush se sentar no banco dos réus por todos crimes que tem cometido ou caucionado. Sei que isso nunca vai acontecer, como sei também que a justiça era uma cabra velha que já morreu faz muito tempo.

Aliás, mereça ou não Saddam ser condenado – e eu não mexeria uma palha para o ilibar - este julgamento é, do princípio ao fim, uma farsa encomendada e paga pela Administração Bush, a quem faltava esta cereja em cima do bolo para completar a sua vingança contra o homem que lhe desfeiteou o papá Bush sénior.

Será por acaso que esta sentença é proferida em vésperas das eleições que vão ter lugar nos Estados Unidos? Será por acaso que três advogados de defesa de Sadam foram assassinados ao longo do processo? Será por acaso que no mesmo tempo o processo conheceu três juízes diferentes? Será por acaso que o primeiro ministro Iraquiano, veio ontem, antecipadamente, recomendar como útil para o país a sentença que hoje se verificou? E se condenação do ditador corresponde a um imperativo indispensável para a pacificação e unidade do País, como pretendem o senhor Bush, porquê, então, as medidas excepcionais tomadas no dia da sentença? Esta história ainda não acabou. Ela está apenas a começar.



______________________________________

Veja também
MELANCOLIA
no meu outro blogue
http://escritosoutonais.blogspot.com



1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home