ENQUANTO E NAO

sábado, novembro 26, 2005

"Cavaco Silva mais longe da vitória à primeira volta"

É este o resultado de uma sondagem que o Diário de Notícias publica hoje (24-11-2005) na primeira página. Mas que excelente notícia esta! Bem sei que outras sondagens lhe atribuem resultado mais favorável, mas embora as sondagens valham o que valem (esta foi agora inventada por mim) é animador verificar que as certezas anteriores acerca da vitória antecipada deste cavalheiro, começam a aparecer um pouco menos certas.Vem isto demonstrar que nas lutas políticas nada deve ser tomado como adquirido e bem andaram os que, não se conformando com o caldinho longa e minuciosamente preparado para levar este senhor ao colo até Belém (até porque isso seria a própria negação da democracia), desceram à liça, dispostos a disputar as eleições no terreno onde elas devem ser disputadas: a discussão e o confronto de ideias.Verdade seja que o PS teve muita culpa na demora em apresentar o seu próprio candidato, deixando o adversário firmar posições, ganhar créditos e criar à sua volta uma atmosfera de ganhador seguro, quando se sabe o quanto as pessoas, gostam de se posicionar a tempo à volta dos vencedores.Conforta-me, pois, a notícia de que esta sondagem possa vir a introduzir algum sobressalto na empáfia dos inventores de tal artimanha. E ainda o homem não disse uma só palavra que jeito tenha, ou manifestou uma só ideia susceptível de o recomendar como candidato que valha a pena eleger! É, pois, bom que o obriguem a falar.Cada palavra sua é menos um voto a seu favor. A menos que ele ache que pode manter-se até ao fim armado em múmia paralítica, com mesmo disco falhado da sua competência técnica (que os portugueses conhecem bem de mais e que nada interessa para o cargo de Presidente da República) com aquele simulacro de sorriso que deve ter andado a ensaiar há meses e com a enjoativa rigidez de quem engoliu um pau de vassoura e não sabe como se ver livre dele. Mas também nesse caso o povo português não há-de querer sentar em Belém um tecnocrata sem alma. Economistas como ele há dúzias no nosso país e não é por isso que Portugal está melhor.Eu por mim, embora “prognósticos só no fim do jogo” (esta também foi agorinha mesmo inventada por mim) aposto que o vencedor antecipado não vai vencer coisa nenhuma. Assim os portugueses não percam a memoria e a vergonha, e se lembrem das malfeitorias que sofreram na pele durante os anos em que o Sr. Cavaco deteve as rédeas da governação. Houve sim quem muito ganhasse com a sua sabedoria em jogos económicos, mas a maioria do povo português não foi de certeza.E… argumento final: para que raio de diabo serve um economista na Presidência da República ?!!!

1 Comments:

  • Então sou eu, sem duvida algém que nunca ouviu falar de António Melenas, o primeiro a comentar este blogue recentemente iniciado.
    Apesar de ser suspeito, devo dizer que gostei muito de ler os artigos e só espero que continues a expôr as tuas opiniões perante todo o mundo que acede à Internet, para além dos já famosos sítios relativos a Maçores e Moscavide, com os quais levaste meio mundo a reviver a tua infância e juventude e a redescobrir a deles próprios ou ainda a conhecerem melhor sítos que outrora desconheciam ou ignoravam.
    Continua, também, este óptimo trabalho a nível informático que tens vindo a fazer, que eu - um miudo de 16 anos, supostamente "muito à frente" destes "cotas" - invejo, admiro e vejo como um bom exemplo para aqueles que vêm no computador um "bicho de sete cabeças", e que deviam saber que há um jovem de 76 anos que faz "trinta por uma linha" na vanguarda do que se faz de bom no ciberespaço português.

    Beijos e abraços do teu único neto(mas dos bons),
    João Gouveia Paes

    By Anonymous Anónimo, at 26 novembro, 2005 23:49  

Enviar um comentário

<< Home