ENQUANTO E NAO

sábado, novembro 26, 2005

A "lata" do dr.Graça Moura

"Lembro-me de, aí por Setembro de 1975, andar a reclamar nos comícios a dissolução do MFA, a queda do Directório, a demissão de Vasco Gonçalves, e de como essas propostas suscitavam um clamor de adesão popular entusiástica”.
Ora aqui está uma tirada brilhante do dr.Vasco Graça Moura. Consta o seu artigo publicado no Diário de Noticias de 23/11/2005 o título “A Lição do 25 de Novembro”Também eu me lembro dessas reclamações que ele e os seus correligionários faziam na altura, tal como me lembro de o ver, envergando um camisolão de gola alta, com um ar muito revolucionário e palavras pretensamente revolucionárias, como convinha, participando em reuniões organizadas pela Intersindical (assim se chamava na altura a CGTP), para debates sobre a reestruturação da Segurança Social.Mas voltando à brilhante tirada do dr. Vasco Graça Moura: Ainda que mal pergunte, que raio de sentido tem enfatizar a adesão entusiástica dos participantes (as poucas ou muitas centenas que possam caber num qualquer recinto) de um comício organizado por um (qualquer) Partido, relativamente aos slogans, palavras de ordem ou inflamados discursos dos seus organizadores e intervenientes? Se algum valor se pode atribuir ao entusiasmo dos participantes nesse tipo de reuniões, então porque não falar das manifestações das centenas de milhar de pessoas que, por essa mesma altura, inundavam as ruas de Lisboa e do País em apoio do MFA e do Governo de Vasco Gonçalves, isto é, apoiando exactamente o contrário do que o dr. Graça Moura reclamava e os assistentes dos seus comícios aplaudiam?Valor, zero, dr. Graça Moura.
E é com argumentos deste tipo que o “sotor” pretende explicar a “Lição do 25 de Novembro” – a data negra que interrompeu a marcha da revolução do 25 Abril e que só não repôs o “24” porque os revanchistas que se encavalitaram na organização do golpe, sabiam que apesar da vitória obtida no equilíbrio dos quartéis, a relação de forças e o sentir de grande parte da população não lhes era completamente favorável.Mais adequado ao significado da data é o título (apesar da intenção do autor) do artigo da página 5 do mesmo DN , “25 de Novembro, a data que ninguém quer”